Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Ana Marcela Cunha estará no Rio Negro Challenge

swimchannel

18/09/2017 17h51

No dia 3 de dezembro as águas do Rio Negro serão tomadas por centenas de nadadores que disputarão a segunda etapa do Rio Negro Challenge, evento de águas abertas organizado pela Aquática Amazonas. Esta etapa terá novamente as distâncias de 1,5 km e 3 km que compõe o Rio Negro Challenge e os 500m do Circuito Curumim, para atletas de oito a 13 anos. A diferença em relação a etapa anterior é que desta vez teremos a famosa Travessia Almirante Tamandaré, uma das provas mais clássicas da natação manauara e que tem 8,5 km de percurso.

A prova terá 71 nadadores participantes. Entre todos uma chama a atenção pelo vasto e premiado currículo: Ana Marcela Cunha. Dona de três medalhas no último Campeonato Mundial em Budapeste (quando sagrou-se tricampeã mundial nos 25 km) e campeã da Travessia Capri-Nápoles no mês passado, a nadadora da Unisanta retorna as águas do Rio Negro dez anos depois de sua primeira participação na prova e garantiu que esta motivada para arrebatar mais uma medalha de ouro.

Ana Marcela ganhou três medalhas no Mundial de Budapeste – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

"Adoro nadar a Travessia Almirante Tamandaré. Manaus é um lugar encantador e de povo acolhedor, sempre fui muito bem recebida e já incluí a travessia em minha agenda pessoal. A prova vai encerrar o meu calendário de eventos em 2017 e quero muito participar", disse a nadadora baiana ao jornal A Crítica. Ano passado Ana Marcela disputaria a travessia, porém, não pode participar.

Após uma cirurgia de retirada do baço, Ana Marcela vem fazendo uma excelente temporada. Além das vitórias no Mundial de Budapeste e na Capri-Nápoles, ela soma outras conquistas no Campeonato Brasileiro e na Copa do Mundo de águas abertas da Fina. Sem dúvida, a presença de Ana Marcela ao evento será um grande motivador para outros atletas que poderão competir e dividir as águas da Praia da Ponta Negra com uma das melhores atletas do mundo.

Atleta em ação nas águas do Rio Negro – Foto: Marcio Melo

Com 2,2 mil km de extensão e protagonista do famoso encontro das águas com o Rio Solimões, o Rio Negro é um dos maiores rios do mundo. Devido ao elevado grau de acidez da água, a densidade é muita baixa e impacta diretamente na flutuabilidade do atleta que tem a sensação de estar afundando. Nadar nestas condições é um ótimo teste para o nadador que procura por novos desafios. As inscrições para as provas de 500m (Circuito Curumim), 1,5 km e 3 km estão abertas e podem ser efetivas através do site da SWIM CHANNEL aqui. Faça a sua e boa prova!

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel