Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Fim de semana recheado de eventos pelo Brasil

swimchannel

25/09/2017 11h10

O fim de semana foi agitado em todo o Brasil, com diversos eventos de natação em águas abertas. Grandes competições aconteceram na Bahia, São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro e a SWIM CHANNEL traz aqui um resumo de como foram essas competições.

Em Salvador aconteceu a terceira etapa do ano no Aloha Spirit Festival, evento organizado pela EcoOutodoor e que reúne disputas de diversas modalidades aquáticas como natação em águas abertas, stand-up paddle, paddleboard, entre outras. Disputado na Praia da Barra, tivemos duas provas de 1,5 km e 3 km, além do revezamento misto 5x200m Aloha Water Relay.

O casal Cláudio e Sinara Britto – Foto: Reprodução/Facebook

Tanto nos 3 km, quanto nos 1,5 km a vitória foi para a família Britto. O casal Sinara e Cláudio Britto, ambos da equipe Abubakir, triunfaram nas duas provas de águas abertas. Sinara venceu os 3 km com o tempo de 31min32s e fez 17min23s nos 1,5 km. Já Cláudio foi o campeão nos 3 km com 28min23s e repetiu a dose nos 1,5 km com 15min29s. Para fechar com chave da ouro o fim de semana, o casal triunfou o lado de Abilio Mota, Aloisio Silva e Jader Pedro na prova do revezamento 5x200m. Os resultados completos do Aloha Salvador pode ser conferidos aqui.

No litoral de São Paulo aconteceu a 8ª etapa do Circuito Maratona Aquática, tradicional competição organizada pela Associação Aquática. Disputada em São Sebastião, o evento teve três provas nas distâncias de 800m (curta), 1,6 km (média) e 3,2 km (longa). Nas provas longas a vitória ficou com os nadadores da Unisanta e da seleção brasileira, Catarina Ganzeli e Victor Colonese. Catarina nadou para 45min32s e Victor para 42min02s. Na prova longa feminino destaque também para a participação da nadadora olímpica Gabriele Roncatto, vice-campeã geral.

Catarina Ganzeli ganhou a prova longa em Camburi – Foto: Antônio Lima/Sejel

Na prova média Alexander Rehder, fisioterapeuta da seleção brasileira de águas abertas,  foi o vencedor com o tempo de 24min47s e Andrea Monteiro conquistou a vitória no feminino com 28min41s. Já na prova curta, Marinho Monteiro Jr, em 8min22s, e Taciane Morales, em 9min06s triunfaram na Praia de Camburi. Os resultados completos da etapa estão disponíveis aqui.

No Paraná aconteceu a 7ª etapa do Circuito Correr e Nadar 2017, com a Maratona Aquática Kanaha Quebra Gelo. Ao todo foram três provas nas águas da Prainha de Caiobá. Nos 2,4 km os campeões foram Kaue Cardoso e Danielle Rosa, com 35min15s e 44min27s de tempo geral respectivamente. Nos 1,8 km os mais rápidos foram James Zoschke que nadou a distância em 30min03s e Gabriela Hardt no feminino com o tempo de 37min26s. Por fim, os vencedores dos 600m foram João Luiz Angelotti e Lyessa Fernandes, com 24min56s e 26min29s respectivamente.

Atletas se preparam para largada da Quebra Gelo – Foto: Edgard França

O Circuito Correr e Nadar/Summit continua com a etapa do Desafio de Alagados neste mês de novembro e que em breve terá uma matéria especial sobre a travessia. Os resultados da etapa da Maratona Aquática Quebra Gelo já estão disponíveis e podem ser conferidos aqui.

Por fim, aconteceu em Niterói a 5ª etapa do Circuito Maratona Aquática Sem Fronteiras. Na prova principal de elite os vencedores foram velhos conhecidos das águas abertas do Rio de Janeiro. O veterano Artur Pedroza triunfou no masculino com 35min34s e a jovem Beatriz Puciarelli ganhou no feminino com 40min34s. Na categoria velocidade os campeões foram Emanuelly Pereira com 23min50s e Gabryel dos Santos com 21min22s. E na categoria sprint Mariana Silva com 11min22s e Eric Pinho com 7min45s venceram. Os resultados estão disponíveis no site do evento aqui.

Pódio da prova masculina de elite – Foto: Reprodução/Facebook

Um fim de semana intenso e de muitas provas por todo o Brasil, mostrando como cada vez mais as águas abertas se expandem e consolidam sua popularidade.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel