Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Circuito de Natação Universitária

swimchannel

29/09/2017 12h23

Um gigante adormecido. Essa pode ser a definição do esporte universitário brasileiro, que conta com muitos atletas ou entusiastas de modalidades esportivas, mas que sofrem com poucas opções de eventos para disputarem no país. Visando alavancar justamente esse público, os técnicos de natação Guilherme Giorgi e Rogério Mixirica Nocentini decidiram organizar um campeonato para estimular e fortalecer a natação universitária brasileira. Nasceu desse projeto o Circuito de Natação Universitária, que terá sua primeira edição no próximo dia 12 de novembro na cidade de São Caetano do Sul.

"Queremos ajudar a fomentar a natação universitária e criar uma cultura esportiva nas Universidades e Faculdades através de eventos de alto nível, com boa infraestrutura, piscina em ótimas condições, arbitragem oficial, enfim, fazer desse evento um grande campeonato e dar esse pontapé inicial neste projeto", conta Mixirica. O Circuito pretende se expandir para o ano que vem tornando-se uma competições com quatro etapas ao longo da temporada e realizando uma festa de encerramento e premiações especiais aos nadadores e membros das atléticas.

As provas acontecerão no Parque Aquático Carlos Biazotto – Foto: Reprodução

Nesta edição inaugural acontecerão ao todo 16 provas: 50m borboleta (masculino e feminino), 50m costas (masculino e feminino), 50m peito (masculino e feminino), 50m livre (masculino e feminino), 100m medley (masculino e feminino), 100m livre (masculino e feminino), revezamento 4x50m livre (masculino e feminino) e revezamento 4x50m medley (masculino e feminino). O evento esta aberto a instituições de todo o país, contará com arbitragem e sistema de cronometragem da Federação Aquática Paulista e será disputado em um único dia com os alunos nadando várias provas em sequência.

Não há limites de participação um ou uma atleta poderão nadar até seis provas individuais e mais os dois revezamentos. Cada queda n´água terá o valor de R$ 20 (mais a taxa de conveniência de inscrição de 10%), um preço acessível para os alunos. E também as atléticas que quiserem inscrever mais de um revezamento terão desconto na segunda equipe. Os interessados podem fazer sua inscrição através da SWIM CHANNEL neste endereço aqui. A natação universitária é também um mercado com grande potencial e eventos como esse com certeza ajudarão a essa categoria crescer cada vez mais.

Por Guilherme Freitas 

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel