Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Rubiane Lima, a primeira campeã da Travessia do Canal de Ilhabela

swimchannel

05/10/2017 12h14

A Travessia do Canal de Ilhabela é uma das poucas provas no Brasil que contabiliza e registra os recordistas de suas edições. Realizada anualmente no Canal de São Sebastião-Ilhabela e com 3,8 km de distância, o evento chega este ano a sua 4ª edição. Ela tem até três percursos: leste (quando o vento esta forte de leste), sul (quando o vento esta forte de sul) e alternativo (em casos de má condição climática e impossibilidade de atravessar o canal). Até hoje a prova aconteceu apenas nos percursos sul e leste. Como já mostramos aqui, a recordista do percurso leste é Raquel Goto. Agora conversamos com a outra recordista da prova: Rubiane Figueiredo Lima.

A edição inaugural da Travessia do Canal de Ilhabela aconteceu em 2014 e coube a Rubiane a honra de sagrar-se a primeira campeã da competição. Naquele ano a prova foi disputada no percurso sul e o belo dia em Ilhabela foi essencial para o resultado final. "A travessia foi uma bela prova, muito bem organizada e lembro do mar estar calmo e com temperatura agradável. Condições ideais para fazer uma boa prova e consequentemente conquistar a vitória", relembra a nadadora que venceu os 3,8 km com o tempo de 56min19s.

Praticante de águas abertas há 17 anos, Rubiane assim como os outros recordistas Raquel Goto e Samir Barel gosta de nadar provas mais longas. Uma prova menor como a Travessia do Canal de Ilhabela é muitas vezes utilizada por esses atletas como parte e complementação do treinamento. "Eu tenho preferência pelas provas mais longas, mas quando fiz esta prova em 2014 não tive muitas mudanças com relação aos treinos. Normalmente nado de 3,5 km a 4 km diários", disse a atleta da equipe 3 Marias de Curitiba e que infelizmente não disputará a edição deste ano da prova por estar lesionada.

Rubiane Lima no pódio da edição de 2014 da Travessia do Canal de Ilhabela – Foto: Ale Socci

"Gostaria muito de estar presente este ano novamente, mas devido a uma fratura que sofri no punho no começo do ano terei que fazer uma cirurgia agora no final de outubro e ficarei ausente dos treinos por um breve período. Porém, pretendo retornar paras as próximas edições", conta Rubiane que também desejou uma boa prova para os quase mil atletas que estarão em ação nas águas do Canal de São Sebastião-Ilhabela no dia 5 de novembro.

As inscrições para a Travessia do Canal de Ilhabela foram prorrogadas e agora vão até o dia 15 de outubro. Os interessados podem fazer as suas através do site oficial da prova clicando aqui. O evento tem realização da Magna Desportes, produção da EcoOutdoor, apoio da Prefeitura de Ilhabela, divulgação de mídia da SWIM CHANNEL e a Mormaii, que esta presente no evento desde a primeira edição, como fornecedor. E aguarde que no dia do evento haverá transmissão online ao vivo do evento e diversas outras ações.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel