Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Brasil domina nos Jogos Sul-Americanos Juvenil

swimchannel

09/10/2017 18h09

Na semana passada os jovens talentos da natação brasileira brilharam na piscina do Centro Aquático Estádio Nacional em Santiago. Foi realizado na capital chilena a segunda edição dos Jogos Sul-Americanos Juvenil, principal evento do continente para os atletas da base. Ao todo, 21 modalidades tiveram eventos realizados no Chile, mas apenas duas modalidades aquáticas: natação e saltos ornamentais.

O Brasil sobrou na natação e voltou para casa com 46 medalhas conquistadas, sendo 23 de ouro, 13 de prata e dez de bronze. Além de todos estes pódio, os brasileiros ainda estabeleceram outros 19 recordes de campeonato e ganharam todas as provas de revezamento por gênero e misto. Um domínio absoluto que mostrou como a natação do país esta muito a frente dos demais vizinhos sul-americanos. A campanha dominante do Brasil ainda registrou outros três nacionais de categoria. Pedro Motta, um dos destaques da equipe em Santiago, bateu duas marcas no juvenil 2: fazendo 56s80 de parcial nos 100m costas abrindo o revezamento 4x100m medley e nos 50m costas com o tempo de 26s12. Bruna Monteiro Leme também estabeleceu um novo recorde nacional nos 200 peito juvenil 2 com 2min33s75.

A seleção brasileira com as medalhas – Foto: Reprodução

O evento também pode ser um "esquenta" para o ano que vem, afinal alguns desses atletas deverão voltar a vestir o uniforme da seleção na disputa da terceira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude que acontecerá em outubro de 2018 na cidade de Buenos Aires. Para conferir todos os resultados dos Jogos Sul-Americano de Santiago acesse o site oficial do evento aqui.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel