Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Copa do Mundo da Fina chega a Pequim

swimchannel

13/11/2017 13h07

Após um mês de pausa a Copa do Mundo da Fina esta de volta. O circuito mundial de piscina curta chega a sua fase decisiva com as últimas três etapas neste mês de novembro que vão definir os vencedores da temporada 2017. Entre os dias 10 e 11 acontece a etapa de Pequim, nos dias 14 e 15 é a vez de Tóquio e nos dias 18 e 19 a cidade de Cingapura encerra os trabalhos. Em jogo está a coroa de rei e rainha do circuito que promete uma disputa mais acirrada entre as mulheres.

Vencedora da Copa do Mundo desde 2012, Katinka Hosszu busca manter sua hegemonia no circuito mundial. A missão, porém, não será fácil. Após anos empilhando medalhas a Dama de Ferro encontrou neste ano uma dura adversária: Sarah Sjoström. A sueca foi a melhor nadadora do primeiro giro da Copa do Mundo, que aconteceu na Europa, batendo quatro recordes mundiais. Na segunda perna do circuito a húngara conseguiu diminuir um pouco a diferença, mas segue atrás na classificação geral até o momento: 446 pontos de Sjoström contra 359 pontos de Hosszu. Uma disputa que deverá pegar fogo nossos próximos dias.

Sarah Sjoström é a líder da Copa do Mundo – Foto: SIPA USA

Se no feminino a disputa promete ser intensa até o final, no masculino já parece ser favas contadas. Vencedor do circuito em 2011, 2013 e 2014, o sul-africano Chad Le Clos tem uma larga vantagem para seus rivais mais próximos e busca na Ásia conquistar a coroa de rei do circuito mais uma vez. Com 302 pontos o sul-africano já é o virtual campeão e só uma tragédia o fará perder a vantagem que acumulou ao longo do ano. Seus perseguidores mais próximos são os russos Kirill Prigoda e Vlad Morozov que estão muito atrás no ranking geral com 201 e 189 pontos respectivamente.

O Brasil também estará em ação nas últimas etapas da Copa do Mundo. Após nadar e ir ao pódio nas etapas de Doha e Hong Kong, Nelson Silva será o único atleta do país em Pequim. Em Tóquio e Cingapura ele terá a companhia de cinco nadadores do Sesi-SP: Etiene Medeiros, Daynara de Paula, Clarissa Rodrigues, Raphael Rodrigues e Matheus Gonche. O grande destaque fica por conta de Etiene, atual bicampeã mundial dos 50m costas em piscina curta e cotadíssima para subir ao pódio nas duas etapas asiáticas.

Chad Le Clos pode garantir o tetra na Copa do Mundo – Foto Clive Rose/Getty Images

A Copa do Mundo da Fina também conta pontos de bonificação para o ranking dos melhores atletas da temporada, sendo que os vencedores da temporada 2017 receberão 120 pontos. As três etapas terão transmissão do canal SporTV e os resultados, balizamentos e estatísticas podem ser conferidos no site da Omega Timing. Para acompanhar os resultados da etapa de Pequim, clique aqui.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel