Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Allan do Carmo e Catarina Ganzeli vencem em Manaus

swimchannel

06/12/2017 23h16

Não tivemos surpresas na tradicional Travessia Almirante Tamandaré e a vitória ficou com aqueles que eram os grandes favoritos da prova: Allan do Carmo e Catarina Ganzeli. Nas águas do Rio Negro, em Manaus, a dupla da seleção brasileira levou a melhor coroando o bom momento que vem atravessando este ano. Com 8,5 km de percurso esta é a principal prova da região e teve a participação de 70 atletas. Além desses atletas de elite, outros 230 nadadores encararam as demais provas de 500m, 1,5 km e 3 km.

Conhecida pela alta densidade e pelas águas escuras, o Rio Negro é sempre um desafio a parte para nadadores de águas abertas. Aqui o atleta tem a sensação de estar afundando a cada braçada e precisa fazer muita força para manter boa flutuabilidade. Além dessa sensação de "água pesada", o nadador também precisa enfrentar o forte calor da água que neste domingo beirou os 30ºC. Empecilho que não foi dificuldade para os campeões da prova.

Allan do Carmo venceu com sobras no Amazonas – Foto: Matthew Stockman/GettyImages

Vindo de duas vitórias no Campeonato Brasileiro de águas abertas e do vice-campeonato mundial da Copa do Mundo da Fina, Allan do Carmo estendeu a boa fase no Amazonas para conquistar mais um título para sua carreira. O nadador da Aceb sobrou e triunfou com o tempo 1h40min42s. Allan teve uma vitória incontestável colocando mais de 15 minutos sobre o segundo colocado. Agora ele prepara para o Desafio Rei e Rainha do Mar onde vai competir ao lado de Poliana Okimoto, Ana Marcela Cunha e Fernando Ponte. O vice-campeonato na Almirante Tamandaré ficou com Marcos Fraccaro que concluiu a travessia em 1h55min55s. Em terceiro chegou outro nadador paulista, Alan Barbosa que nadou em 1h56min00s.

No feminino a vitória ficou a favorita Catarina Ganzeli. A nadadora da Unisanta esteve próxima durante todo o percurso dos primeiros colocados no masculino, chegando inclusive a ser a segunda colocada geral da prova atrás apenas do campeão masculino Allan do Carmo ao cruzar a linha de chegada em 1h55min49s. Catarina vive grande fase vindo de bons resultados recentes, como o título na Maratona Aquática 14 Bis e o vice-campeonato na Travessia do Canal de Ilhabela. Em segundo lugar chegou Patricia Farias que completou os 8,5 km em 2h09min57s. Em terceiro lugar ficou Ylsue Sasai com 2h15min42s.

Catarina Ganzeli venceu novamente no Rio Negro – Foto: Antônio Lima/Sejel

Além dos campeões da Travessia Almirante Tamandaré o Rio Negro Challenge também teve outras três provas. Nos 3 km os vencedores foram Edmir Diniz e Priscilla Magalhães com respectivamente 52min49s e 52min28s. Nos 1,5 km os campeões foram Vitor Gadelha (que concedeu uma entrevista semana passada a SWIM CHANNEL falando sobre a prova) e Isabele Silva com 21min50s e 24min35s, respectivamente. E no Circuito Curumim, com 500m e exclusiva para crianças, João Pedro Afonso e Julia Sousa foram mais rápidos. Todos os resultados da segunda etapa do Rio Negro Challenge estão disponíveis no site oficial do evento e podem ser encontrados aqui.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel