Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Guilherme Costa faz história nos 1500m livre

swimchannel

06/12/2017 23h26

Um dia para entrar na história da natação brasileira!

Guilherme Costa conseguiu hoje na final dos 1500m livre no Torneio Open um feito histórico. Com 14min59s01 o nadador carioca tornou-se o primeiro brasileiro e sul-americano a completar a prova mais longa da natação abaixo dos 15 minutos. Um resultado que já era esperado devido a evolução que o jovem atleta da Unisanta vinha apresentando desde o ano passado. O Cachorrão, como é conhecido, tinha apenas um objetivo em mente nesta final: romper finalmente a barreira dos 15 minutos.

Desde o início Guilherme nadou forte, abrindo os primeiros 100 metros para 56s92. A partir dai passou a nadar sozinho. Seu adversário não estava na raia ao lado e sim no cronômetro. A cada virada tentava nadar mais rápido e do lado de fora piscina todos faziam as contas para ver se ele conseguiria nadar na casa dos 14 minutos. Os últimos 100 metros foram vitais para que o recorde enfim fosse estabelecido. Quando ouviu sino dos 1400m já tinha 14min01s57 de prova e precisava nadar a parcial derradeira em menos de 58 segundos. Ele conseguiu. Com 57s48 Guilherme cravou 14min59s01. Novo recorde sul-americano e brasileiro. O primeiro nadador do continente a romper os 15 minutos nos 1500m livre.

Guilherme Costa durante os 1500m livre – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

"Fico muito feliz com essa marca que venho perseguindo há bastante tempo. Há algumas semanas, foi por pouco, mas hoje consegui. Agradeço a todos que torceram por mim. Ali na piscina as vezes é difícil de ouvir, mas com certeza lá no fundo a gente sente a energia positiva da galera que estava fora", disse Guilherme ao site da CBDA após o resultado histórico. Um detalhe é que ele quase negativou a prova. Fez a primeira metade em 7min29s48 e voltou para 7min29s53. Uma estratégia muito bem calculada. O nadador ainda tem pela frente os 200m e 400m livre neste Open e no domingo nadará o Desafio Rei e Rainha do Mar na Praia de Copacabana para coroar o ótimo desempenho em 2017.

O Cachorrão vem evoluindo na prova desde o fim do ano passado. Mesmo sem participar dos Jogos Olímpicos do Rio-2016 (Brandonn Almeida e Miguel Valente foram os representantes brasileiros na Olimpíada) ele terminou a temporada com o melhor tempo do ano: 15min14s04. Este ano veio abaixando e melhorando seu tempo na distância: 15min05s23 no Torneio Regional da FAP, 15min02s18 no Campeonato Paulista Júnior e Sênior de Inverno e recentemente 15min00s54 no Troféu FAP.

Guilherme Costa após os 1500m livre – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Guilherme ainda esteve no Mundial de Budapeste, mas não conseguiu nadar bem e fez apenas 15min08s09, o 17º tempo no geral. Determinado voltou ao Brasil focado em melhorar ainda mais sua marca e desde então vinha trabalhando forte para finalmente atingir os tão sonhados 14 minutos. Feito que foi conquistado hoje na piscina da Unifa e que com certeza só vai motivar ainda mais o Cachorrão a continuar focado em sua caminhada rumo aos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020.

Primeiro dia do Open

Além dos 1500m livre, tivemos outras cinco provas neste primeiro dia do Open. Nos 800m livre feminino a vitória foi de Viviane Jungblut (8min38s44), porém, os holofotes foram para Poliana Okimoto. A medalhista olímpica disputa no Rio de Janeiro sua última competição em piscina e nos 800m livre conquistou a medalha de bronze com o tempo de 8min49s17. Poliana ainda nada neste Open os 200m livre nesta quinta-feira. No domingo tem sua despedida oficial da natação no Desafio Rei e Rainha do Mar.

Poliana Okimoto posa com as finalistas dos 800m livre – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Nos 200m costas o último título da temporada ficou com Leonardo de Deus (1min59s31) e Fernanda Goeij  (2min14s53). E nos 50m borboleta medalha de ouro para Nicholas Santos (22s95) e Daiene Dias (26s57). Para conferir os resultados completos do primeiro dia do Open clique aqui.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel