Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

O novo formato Rei e Rainha do Mar

swimchannel

06/12/2017 23h23

O Desafio Elite Rei e Rainha do Mar já é um evento consagrado no Brasil. Único torneio de natação em águas abertas a ser transmitido pela TV aberta do país (dentro da programação do Esporte Espetacular da TV Globo), ele reúne anualmente grandes nomes da modalidade na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Em ação estão homens e mulheres dispostos a lutar pela coroa de rei e rainha do mar. Este ano a competição tem uma novidade com um novo formato que promete mais equilíbrio.

Antes explicar a nova dinâmica vamos recapitular as origens do evento. O primeiro formato da competição, em 2009, teve apenas homens disputando a coroa de rei do mar. Na ocasião o australiano Trent Grimsey foi o vencedor. Entre 2010 e 2012 homens e mulheres nadavam separadamente e cada um recebia sua coroa. A partir de 2013 o formato passou a ser em duplas onde com um nadador e uma nadadora representavam um país. A dupla que completasse o circuito mais rápido era a campeã.

Poliana Okimoto e Allan do Carmo voltam a nadar o Rei do Mar – Foto: Reprodução

Este ano teremos pela primeira vez quartetos. Dois homens e duas mulheres vão compor os times e cada um deles dará duas voltas de 400m (350m de natação e 50m de corrida na areia) totalizando oito voltas e 3,2 km nadados por equipe. A equipe mais rápida será declarada campeã da edição 2017. A adoção de quarteto também foi feita pela Fina que este ano estreou o formato no Campeonato Mundial de Budapeste. Nos eventos da entidade internacional cada atleta precisa nadar 2,5 km totalizando 10 km.

Este novo formato dará mas equilíbrio e emoção a disputa, já que as equipes terão que ter uma boa estratégia principalmente na ordem dos atletas. Em 2017 teremos cinco equipes: Brasil Amarelo (Poliana Okimoto, Ana Marcela Cunha, Allan do Carmo e Fernando Ponte), Brasil Verde (Viviane Jungblut, Betina Lorscheitter, Guilherme Costa e Leonardo de Deus), Europa (Anna Olasz, Esmee Vermeulen, Dario Verani e Alex Studzinski), América (Samantha Arevalo, Rebecca Mann, Guillermo Bertola e Xavier Desharnais) e África (Michelle Weber, Sasha-Lee Nordengen, Chad Ho e Danie Marais).

Dario Verani (a esquerda) é o atual Rei do Mar – Foto: Satiro Sodré/SSPress

Confira amanhã aqui na SWIM CHANNEL uma análise das cinco equipes e um breve perfil dos 20 nadadores que disputam domingo a coroa da realeza dos mares.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel