Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Brasil na frente no Rei e Rainha do Mar

swimchannel

08/12/2017 11h38

A primeira fila do grid para o Desafio Rei e Rainha do Mar será brasileira. Os dois times do Brasil fizeram nesta sexta-feira, no Posto 5 da Praia de Copacabana, os melhores tempos para definição da ordem de largada para a disputa que acontece na manhã deste domingo (com transmissão ao vivo da TV Globo).

Como acontece anualmente todas as equipes fazem um treino classificatório na sexta-feira. Essa ação serve para definir a ordem de posicionamentos dos atletas na areia, similar ao que ocorre na Fórmula 1. A equipe que fizer a melhor soma de tempo tem o direito de se posicionar mais próximo da água e consequentemente correr menos na areia.

Este ano a dinâmica do grid foi diferente dos anos anteriores. Como já explicamos aqui, em 2017 ao invés de duplas serão quartetos que disputarão a competição. Na definição do grid hoje de manhã nadaram apenas dois atletas de cada quarteto. Cada um precisou concluir uma volta de 400 metros, sendo 350m de natação e mais 50m de corrida. Com isso a soma de cada parcial foi somada para termos então o resultado completo das equipes.

Ana Marcela cravando a pole position em Copacabana – Foto: Satiro Sodré/SSPress/Effect Sport

O melhor tempo ficou com a equipe do Brasil Amarelo que teve Fernando Ponte e Ana Marcela Cunha em ação. Fernando fez 4min10s96 e Ana Marcela nadou para 4min11s20, totalizando 8min22s16 para o time que ainda terá Poliana Okimoto e Allan do Carmo, poupados hoje. A seguir veio o outro time brasileiro que foi representado por Leonardo de Deus e Betina Lorscheitter com o tempo total de 8min22s56. Em seguida tivemos a Europa com 8min24s46, África com 8min30s69 e América com 8min31s81.

Os destaques individuais ficaram por conta de Dario Verani, o atual Rei do Mar e que teve a melhor parcial com 4min08s90 e Betina Lorscheitter, a mais veloz entre as mulheres com 4min10s05. Além do grid também aconteceu uma coletiva de imprensa com todos os 20 nadadores e uma palestra dos nadadores brasileiros para crianças e jovens revelações da natação nacional. Confira abaixo a ordem do grid e as parciais de cada nadador:

Os 20 nadadores do Rei e Rainha do Mar 2017 – Foto: Satiro Sodré/SSPress/Effect Sport

Grid de largada

1. Brasil Amarelo – 8min22s16 (Fernando Ponte com 4min10s96 e Ana Marcela Cunha  com 4min11s20)

2. Brasil Verde – 8min22s56 (Leonardo de Deus com 4min12s61 e Betina Lorscheitter com 4min10s05)

3. Europa – 8min24s46 (Dario Verani com 4min08s90 e Esmee Vermeulen com 4min16s06)

4. África – 8min30s69 (Chad Ho com 4min08s96 e Sasha-Lee Nordengen com 4min21s73)

5. América – 8min31s81 (Guillermo Bertola com 4min11s35 e Rebecca Mann com 4min20s46)

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel