Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Glauco Rangel e Vitoria Farabulini Lopes vencem a Fuga das Ilhas

swimchannel

15/12/2017 16h02

Aconteceu neste fim de semana a tradicional Travessia da Fuga das Ilhas, uma das maiores provas de águas abertas do Brasil e que é disputada anualmente desde 2006. O evento,que faz parte do Circuito Aqua, costuma reunir quase 4 mil atletas a cada edição e tem percurso de 2 km. Os participantes são levados de escunas até o arquipélago As Ilhas e partem até a Praia da Barra do Sahy, que é o ponto de chegada da travessia. Este ano tivemos mais uma edição com um alto número de inscritos.

Na prova masculina o grande campeão foi um dos nomes mais consagrados das águas abertas do país: Glauco Rangel. O veterano nadador conquistou o título geral da travessia ao concluir os 2 km com o tempo de 22min20s, após abrir boa vantagem para o segundo colocado na reta final da prova. O vice-campeonato geral acabou ficando com Matheus de Souza que chegou exatos 20 segundos atrás de Glauco. O terceiro lugar no pódio foi ocupado Daniel Cunha completou a travessia em 22min56s.

Medalha e touca do evento – Foto: Fernando de Sá

Mas sem dúvida o principal destaque da edição 2017 da Fuga das Ilhas foi a jovem nadadora Vitoria Farabulini Lopes. A atleta de 14 anos não só venceu a prova feminina como acabou terminando no quinto lugar geral entre todos os participantes. Vitória nadou os 2 km em 24min09s e colocou quase dois minutos de vantagem para a vice-campeã feminina que foi Giovanna Menezes que nadou para 25min56s. O mais impressionante é que Giovanna tem apenas 12 anos de idade, mostrando que este ano a juventude mandou muito bem. O pódio foi completado por Jovana Nakagaki que concluiu o percurso em 26min10s.

A Travessia Fuga das Ilhas é também conhecida como "São Silvestre" das águas abertas por encerrar o calendário das águas abertas de muitos atletas que aproveitam o clima de fim de ano para reencontrar amigos e já planejar novos desafios para o ano seguinte. Para conferir todos os resultados da prova acesse o site oficial do evento aqui.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel