Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Os outros vencedores do Rei e Rainha do Mar

swimchannel

15/12/2017 15h57

O fim de semana foi recheado de muitas competições no Rio de Janeiro durante o Rei e Rainha do Mar. Além do tão esperado Desafio Elite com várias estrelas internacionais das águas abertas, milhares de atletas profissionais e também amadores se reuniram sábado na  Praia de Copacabana para disputar as outras provas do maior circuito de praia do Brasil. Na natação em águas abertas haviam quatro opções de provas para mais de 3 mil nadadores: o Super Challenge, o Challenge, o Classic e o Sprint.

A principal prova do circuito foi o Super Challenge que teve a distância de 10 km e recebeu o nome de Poliana Okimoto em homenagem a medalhista olímpica. Entre as mulheres a campeã geral foi Catarina Ganzeli. A nadadora da Unisanta, que já vinha de triunfos na Maratona Aquática 14 Bis e no Rio Negro Challenge, completou a distância em 2h26min52s, sendo também a quinta melhor marca no geral. Gabriela Moraes e Beatriz Puciarelli completaram o pódio com 2h34min01s e 2h34min41s respectivamente.

Pódio do Super Challenge com Matheus Evangelista ao centro – Foto: Satiro Sodré/SSPress/Effect Sport

Entre os homens o título ficou com Matheus Evangelista. O nadador do Grêmio Náutico União e da seleção brasileira que compete no Grand Prix nadou os 10 km em 2h08min04s sendo o primeiro a concluir a maratona. A seguir vieram dois nadadores do Rio de Janeiro: Luiz Felipe Lebeis e Artur Pedroza que completaram os 10 km em 2h10min32s e 2h11min00s respectivamente. Ao todo 137 nadadores encararam o Super Challenge.

O Challenge teve a distância de 5 km e viu a dupla Carlos Aguiar e Ana Luiza Mourão serem coroados campeões. Carlos venceu no masculino em 1h07min06 tendo o xará Carlos Rosa, com 1h07min20s e Daniel Cunha, 1h10min34s, respectivamente, o acompanhando no pódio. No feminino, Ana Luiza ganhou com 1h13min21s, seguida por Raquel Goto com 1h20min00s e Lygia Pereira com 1h22min00s.

Catarina Ganzeli ganhou o Super Challenge no feminino – Foto: Satiro Sodré/SSPress/Effect Sport

Tivemos ainda outras duas provas na natação o Classic e o Sprint. No Classic, que teve percurso de 2,5 km, o campeão masculino foi Matheus Avelar com 31min46s, seguido por Daniel Silva com 31min56s e Luis Rogério Arapiraca com 33min16s. Na prova feminina o título ficou com Rafaela Souza que nadou para 34min19s. O pódio ainda teve Maria Fernanda Costa com 37min33s e Bianca Ewald com 37min37s. No Sprint, com 1 km de distância, a vitória no masculino foi de Daniel Cunha com 13min42s, sendo seguido por Guilherme Aquino com 14min06s e Armando Júnior com 14min08s. No feminino a vitória foi de Priscila Klaes com 16min18s. Também subiram ao pódio Pamela Engel com 16min23 e Gabriela Alves com 16min38s.

Além da natação em águas abertas tivemos provas de Beach Biatlhon, Beach Run e Stand Up Paddle. Clique aqui e confira os resultados completos da última etapa do Rei e Rainha do Mar em 2017.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel