Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Luiz Lima dá palestra na ELO Academia

swimchannel

26/12/2017 19h21

Em palestra realizada na semana passada, na ELO Academia, em Campinas (SP), o nadador Luiz Lima, que participou de duas Olimpíadas e hoje se dedica às maratonas aquáticas, sendo um dos principais e mais premiados atletas da atividade, destacou o crescimento da modalidade no Brasil. "É um esporte muito democrático e sua prática tem se tornado tão representativa que impulsionou sua inclusão nas Olimpíadas em 2008", afirmou.

Durante o evento, Luiz deu dicas técnicas sobre a modalidade. "A navegação é mais importante que a velocidade. O atleta precisa sempre saber para onde está nadando e ter em mente o percurso", destacou. "Detalhes como manter a flexibilidade do calcanhar, elevação do cotovelo durante a puxada, alinhamento horizontal na água (sem afundar o quadril), alinhamento da cabeça ao corpo, visualização e a tomada rápida e inteligente de decisões fazem toda a diferença para quem está em alto mar e muitas vezes se depara com muitas situações adversas", afirmou.

O nadador Luiz Lima durante a palestra – Foto: Giovana de Paula

De acordo com Luiz, esses aspectos geram maior fluidez ao nadar, facilitando a respiração, equilíbrio na água, diminuem as oscilações – vertical e lateral – além de facilitarem a braçada, evitando que os braços se cruzem à frente da cabeça, alongando-os ao máximo para um movimento correto.

Luiz Lima resumiu como é o treinamento para as maratonas aquáticas. Segundo o atleta, composto por treinos de volume, intensidade, muito trabalho de braço e perna, além do treinamento fora d'água. "A musculação é fundamental para um treino competitivo pois ela completa a prática na água, dando força e resistência", explicou.

Ao final da apresentação, Lima abordou a importância da união da técnica com a dedicação para uma efetiva prática da maratona aquática. "A disciplina é um dom que deve ser valorizado e trabalhado com intensidade. Um bom atleta é composto por aspectos técnicos, dedicação e muita disciplina", disse.

Por Giovana de Paula

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel