Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Evento de águas abertas celebra cultura caiçara

swimchannel

04/02/2018 23h05

A I Etapa do Circuito Swim & Arts tem uma nova data. O evento, que seria realizado no dia 28 de janeiro, vai acontecer no próximo dia 18 de fevereiro na famosa Praia de Juquehy em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. Organizado pelo Instituto BASE3 de Economia Criativa, um programa que consiste na realização de atividades de esporte, entretenimento, música e que faz parte do projeto "Arena", o Swim & Arts vai celebrar durante o fim de semana da competição a cultura caiçara da região de São Sebastião.

Caiçara é como são chamados os habitantes do litoral de São Paulo. Eles têm origens e descendências da miscigenação entre índios, brancos e negros que povoaram a região durante séculos, além de ter tradições na pesca artesanal, agricultura, caça e artesanato.

A programação da natação terá duas provas: uma de 1 km e outra de 2 km. Será montado um circuito triangular onde os atletas inscritos na prova menor completam uma volta. Os participantes da prova mais longa terão que dar duas voltas, porém, antes de iniciaram a segunda volta precisarão fazer uma rápida corrida na areia antes de voltarem para a água.

Um modelo de canoa caiçara - Foto: Peter Santos Németh - Ico/Enseada

Um modelo de canoa caiçara – Foto: Peter Santos Németh – Ico/Enseada

Lembrando que a Praia de Juquehy é bastante famosa por suas ondas e ser point muito procurado por surfistas. O mar nesta praia costuma ficar mais mexido quando entra algum swell e gerando mais correntezas e desafios aos nadadores.

Além das travessias também haverá atividades culturais com um DJ presente durante todo o evento animando os atletas na Praia de Juquehy. Na véspera das provas de natação acontecerá a Night Run, com duas corridas noturnas na cidade de São Sebastião de 5 e 10 km.

Outra opção de evento serão as duas provas de stand up paddle nas categorias SUP Race 12'6 e SUP Fan Race 12'2 nas distâncias de 2 km. As inscrições para o Swim & Arts estão abertas até o dia 18 de fevereiro e podem ser feitas através da SWIM CHANNEL neste endereço aqui.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel