Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

A estratégia que consagrou Guillermo Bertola

swimchannel

07/02/2018 23h27

O último domingo foi um dia especial na vida do nadador argentino Guillermo Bertola. Após mais de 7 horas nadando o atleta venceu a tradicional Travessia Santa Fé-Coronda, uma das provas mais longas do mundo e que abriu a temporada 2018 do Ultramarathon Swim Series, o circuito internacional de ultramaratonas da Fina. Com 57 km a Travessia Santa Fé-Coronda é uma das mais desafiantes do planeta e considerada pelos argentinos um dos maiores patrimônios do esporte nacional.

Por isso, para um atleta local triunfar numa travessia dessas é algo extremamente especial. Em entrevista a SWIM CHANNEL, Bertola afirmou que não há sentimento que explique o que significa esta conquista. "Estou muito contente com esta vitória em uma prova para que nós argentinos tem um sabor especial, por ser em nosso país, por ter muita gente assistindo e por ser uma das mais longas e difíceis do mundo. É um sentimento único. Estou muito, muito feliz", disse o nadador que tornou-se o nono argentino a vencer a prova.

Sobre a desgastante travessia, Bertola afirmou que o calor foi um fator desgastante, mas que tinha uma estratégia em conjunto com Cecilia Biagioli, que venceu no feminino e foi a segunda colocada no geral. "Eu e Cecilia tínhamos uma estratégia de prova. Deixei ela escapar com suas adversárias mais próximas por volta da uma hora e meia de prova e ficaria próximo a ela. Enquanto isso meus rivais apenas me marcavam e ninguém arriscava em sair atrás dela, pois os homens estavam mais preocupados em não se distanciar de mim. Essa estratégia foi vital para a reta final da travessia porque abrimos uma vantagem confortável", conta Bertola que exaltou o talento de sua compatriota.

Bertola celebra seu triunfo – Foto: Fina/Reprodução

"Eles subestimaram a capacidade e consistência de Cecilia. Ela nadou forte o tempo todo e abriu tanta vantagem que no final eles não conseguiriam alcançá-la. Estive sempre próximo dela e no final decidi atacar para assumir a liderança e vencer a travessia. Mesmo o pelotão apertando o ritmo e se aproximando não conseguiram nos atacar por tínhamos uma vantagem grande. Foi ótimo também poder celebrar juntos essa importante conquista para nosso país", disse o atleta de 28 anos que é o atual campeão mundial do circuito Ultramarathon Swim Series da Fina.

Além do Ultramarathon Swim Series, Bertola deverá nadar algumas etapas da Marathon Swim Series (novo nome da Copa do Mundo de 10 km). Em 2017, além do título do circuito mundial de ultramaratonas, Bertola nadou o Desafio Rei e Rainha do Mar no Rio de Janeiro.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel