As novas campanhas de marketing da FINA
No caso da FINA (Federação Internacional de Natação), que em termos de tradição, é uma das maiores federações do mundo assim como uma das mais importantes para o Comitê Olímpico Internacional. Ao analisar suas estratégias de marketing, podemos posicionar numa fase intermediária/boa.
Atualmente a FINA abrange seis modalidades esportivas, sendo que a natação em águas abertas, indiscutivelmente, foi a que mais cresceu nas duas últimas décadas. Analisando a popularização da modalidade e também um melhor entendimento do grande público, a FINA alterou o nome dos seus dois principais circuitos mundiais de águas abertas.
FINA Ultra Marathon Swim Series: Até o ano passado o nome do circuito era FINA Grand Prix. Composto por provas de natação em águas abertas acima de 15 km, chegou a ter disputas com até 88 km, caso de eventos na Argentina.
Dentre o conceito estabilidade pela federação, a maratona aquática tem que ter obrigatoriamente 10 km e a ultramaratona aquática precisa estar acima desta distância. Ao batizar o nome do circuito de Ultra Marathon Swim Series, mesmo uma pessoa que não tenha muita intimidade com a natação, tem um bom entendimento do conceito: ultramaratona. Ou seja, fica claro que o atleta irá nadar longas distâncias, só pelo titulo do evento.
FINA Marathon Swim World Series: É o principal circuito mundial da modalidade e até 2017 chamava-se World Cup. Novamente, o grande público ficava em dúvida sobre o que é a tal "Copa do Mundo".
Se na corrida de rua, o grande público sabe que a maratona tem 42 km, na natação a FINA quer deixar evidente que a maratona obrigatoriamente tem 10 km. Ao anunciar a Marathon Swim World Series, fica fácil de compreender que federação está realizando o circuito mundial de maratona aquática.
São duas ações simples, mas ao mesmo tempo, uma importantíssima ação de marketing positiva para a FINA e consequentemente para a natação.
E ainda tem outra novidade da FINA, só que desta vez para a natação artística. Sim, você não leu errado: natação artística e não mais nado sincronizado. A modalidade vive uma crise mundial, em parte por causa da campanha mundial do COI pela igualdade de gênero. No caso da natação artística, como é uma modalidade praticamente feminina, a tendência é que venha a ser cortado dos Jogos Olímpicos se nada for realizado para fortalecer este esporte.
Mas o motivo do novo nome é uma inspiração na ginastica artística. Ou seja, a FINA acredita que natação artística é um nome mais adequado para o extinto nome nado sincronizado e que ajude a popularizar a modalidade.
Sobre o Autor
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.
Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.
Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.
Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.