Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Agora é que são elas no Hall da Fama

swimchannel

21/02/2018 23h33

A International Swimming Hall of Fame (ISHOF) anunciou na semana passada sua classe de homenageados para entrar no seleto Hall da Fama. A novidade é que na natação todas as eternizadas pelo memorial serão mulheres: a britânica Rebecca Adlington, a americana Amanda Beard e a australiana Libby Trickett. Um trio que tem muita história e conquistas nas piscinas principalmente na década de 2000.

Adlington brilhou nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008 ao sagrar-se campeã olímpica nos 400m e 800m livre. Quatro anos depois tentou o bicampeonato em ambas as provas na Olimpíada de Londres, mas deixou a competição em casa com dois bronzes. Beard surgiu para a natação precocemente nos Jogos de Atlanta-1996 quando aos 14 anos ganhou duas pratas nos 100m e 200m peito. Oito anos depois em Atenas seria campeã olímpica nos 200m peito. Já Trickett também fez parte desta geração conquistando sete medalhas olímpicas, entre elas o ouro nos 100m borboleta em Pequim.

Além das três nadadoras o ISHOF também homenageia atletas de outras modalidades. Nas águas abertas o indicado é Petar Stoychev, que foi um dos maiores nomes da modalidade na década 2000. O búlgaro conquistou sete medalhas em Mundiais da Fina, além de dezenas de pódios em etapas da Copa do Mundo e do Grand Prix. Stoychev também atravessou duas vezes o Canal da Mancha tendo registrado o recorde da prova em 2007, marca que só foi superada cinco anos depois pelo australiano Trent Grimsey.

Rebecca Adlington entrará para o Hall da Fama – Foto: Alliance-Infophot

Também entram para o Hall da Fama em 2018 a jogadora americana de pólo aquático Brenda Villa, a nadadora artística japonesa Miho Takeda e a saltadora russa Irina Lashko, além dos americanos Joy Cushman e Andy Burke como contribuidores e o consagrado técnico australiano Bill Sweetenham. Até hoje apenas dois brasileiros fazem parte do Hall da Fama do ISHOF: Maria Lenk, da classe de 1988 e Gustavo Borges da classe de 2012.

Lembrando que também existe o Hall da Fama das Águas Abertas, organizado pela International Marathon Swimming Hall of Fame. Este ano a cerimônia de premiação acontecerá em Londres, no dia 31 de maio. Uma das eternizadas será Poliana Okimoto, medalhista de bronze na maratona aquática olímpica no Rio-2016 e campeã mundial em Barcelona-2013. Além dela outros três brasileiros fazem parte deste seleto grupo: Abílio Couto, Igor de Souza e Ricardo Ratto.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel