Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Os critérios de convocação para as seleções brasileiras

swimchannel

28/02/2018 20h12

Organização. Talvez essa seja a melhor palavra para definir a estratégia da nova gestão Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) quando o assunto é convocação e definição das seleções brasileiras de natação para competições internacionais. No passado era comum acontecerem diversas seletivas para um único evento, mudando os convocados para a equipe constantemente. Agora as seletivas irão ocorrer apenas uma vez. Nas últimas semanas a entidade, que realiza sua eleição nesta quarta-feira, divulgou boletins informativos com critérios de convocações. Confira abaixo um resumo de todos eles:

Campeonato Pan-Pacífico

Esta é a principal competição de piscina longa da temporada para os atletas brasileiros. A CBDA definiu que levará 16 nadadores para o Pan-Pacífico que será disputado entre 9 e 13 de agosto, em Tóquio (Japão). Desse total quatro vagas já estão certas e serão preenchidas pelos melhores atletas na prova de 100m livre masculino. A entidade já havia anunciado que iria privilegiar o time do 4x100m livre que é potencial candidato a medalha olímpica nos Jogos de Tóquio-2020. As demais 12 vagas serão distribuídas entre os melhores colocados no ranking mundial de provas olímpicas. A seletiva única será o Troféu Brasil/Maria Lenk em abril.

 

Campeonato Sul-Americano Absoluto

Considerado como um evento de menor importância, a competição será disputada por uma equipe B da seleção brasileira. De acordo com o boletim da CBDA, atletas que forem ao Pan-Pacífico não poderão disputar o evento. A justificativa é não sobrecarregar os nadadores e dar oportunidade para outros poderem disputar competições internacionais e ganhar experiência. Ao todo serão 28 convocados, sendo 14 de cada sexo. Novamente Troféu Brasil/Maria Lenk será a seletiva única para o Sul-Americano e o campeão ou melhor colocado de cada prova nas distâncias olímpicas será automaticamente convocado para a equipe. O Campeonato Sul-Americano será realizado entre os dias 7 a 11 de novembro na cidade peruana de Trujillo.

 

 

Jogos Olímpicos da Juventude

Novamente o Brasil poderá levar oito atletas (número máximo de convocados) para o evento devido a sua colocação por equipe no Campeonato Mundial de Budapeste ano passado. Serão quatro nadadores e quatro nadadoras com idades variando de 15 a 18 anos. O Troféu Brasil/Maria Lenk de novo será a seletiva única para esta competição que vai considerar apenas os tempos obtidos pelos nadadores nas eliminatórias, já que são poucos os conseguem chegar as finais. A terceira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude acontecerá entre 6 e 18 de outubro na capital argentina de Buenos Aires.

 

Jogos Sul-Americanos do ODESUR

A seleção que disputará a competição do ODESUR (Organização de Esportes Sul-Americanos) em Cochabamba (Bolívia), 27 a 30 de maio já foi convocada no final do ano passado. A CBDA optou por levar uma equipe júnior, com atletas menores de 20 anos visando dar mais chances para os nadadores representarem o país. Ao todo foram chamados 20 nadadores, sendo 10 de cada sexo. Entre os destaques estão a olímpica Gabrielle Roncatto e o recordista sul-americano nos 1500m livre Guilherme Costa.

 

Campeonato Mundial de piscina curta

A competição que fecha a temporada internacional de 2018 vai ser realizada na cidade chinesa de Hangzhou entre os dias 11 e 16 de dezembro. Os critérios de convocação ainda não foram definidos, porém, o local de seletiva única sim. Será o Troféu José Finkel em agosto. Provavelmente a CBDA deverá chamar 16 atletas por ranking internacional ou por índice técnico.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel