Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Australianos realizam o primeiro grande nacional do ano

swimchannel

04/03/2018 20h17

Aconteceu na última semana em Gold Coast o Campeonato Australiano, primeiro nacional absoluto de uma potência da natação internacional. Os australianos caíram na água do Optus Aquatic Centre para definir sua equipe para os Jogos da Commonwealth que acontecerão nesta mesma piscina no mês que vem. Ao todo 49 nadadores foram convocados para integrar a seleção nacional que mescla atletas experientes com jovens promessas da natação "aussie".

O campeonato, porém, teve altos e baixos, com resultados expressivos e outros nem tantos. O principal destaque foi para a velocista Cate Campbell. A velocista, que esteve ausente do Mundial de Budapeste devido a lesão, conseguiu a marca mais impressionante do campeonato ao bater o recorde nacional nos 50m livre com 23s79. O tempo também esta a apenas 12 centésimos do que o atual recorde mundial de Sarah Sjöström. Cate ainda venceu os 100m livre com 52s37, tempo também expressivo para um início de temporada.

Outro destaque ficou por conta de Kyle Chalmers. O atual campeão olímpico esta de volta após passar por uma cirurgia cardíaca ano passado meses antes do Mundial de Budapeste. Chalmers venceu os 100m e 200m livre, com 48s16 e 1min46s49 respectivamente, garantindo presença tanto nas provas individuais como nos revezamentos. E por falar em revezamento, o 4x100m livre australiano dá mostras de recuperação após ficar fora do pódio no último Mundial. Liderado por Chalmers a equipe ainda terá Jack Cartwright, Cameron McEvoy e James Magnussen com todos nadando na casa dos 48 segundos em Gold Coast.

As irmãs australianas Cate e Bronte Campbell – Foto: Quinn Rooney/Getty Images

O Campeonato Australiano ainda apresentou jovens promessas. A principal delas é Ariarne Titmus, de 17 anos. A jovem conquistou três vitórias na competição. A primeira nos 200m livre com o tempo de 1min55s76, batendo a atual vice-campeã mundial Emma McKeon. No dia seguinte bateu o recorde australiano com 4min02s36 tempo lhe credencia como favorita para vitória no Commonwealth. Em seguida fechou sua campanha com ouro nos 800m livre com 8min20s08, liderando de ponta a ponta e abrindo vantagem a cada parcial. Outros destaques foram Matthew Wilson, de 19 anos, campeão dos 200m peito com 2min08s31 e Kaylee McKeown, de 16 anos, vencedora dos 200m costas com 2min08s23.

Além de todos os nomes citados acima outros nadadores experientes como Mitchell Larkin, Emily Seebohm, Bronte Campbell, Mack Horton e Emma McKeon também integram a equipe que disputará os Jogos da Commonwealth. Os resultados completos da competição podem ser conferidos aqui. O evento realizado de quatro em quatro anos (clique aqui para saber mais sobre a história do evento) foi colocado como prioridade para a temporada pela comissão técnica do país.

Após duas temporadas com resultados fracos para o nível da Austrália (conquistou apenas duas medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio-2016 e uma no Mundial de Budapeste), o australianos buscam renovar e recuperar sua seleção nacional. Este ano além dos Jogos da Commonwealth os "aussie" também terão pela frente o Campeonato Pan-Pacífico em Tóquio e o Campeonato Mundial de piscina curta em Hangzhou.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel