Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Muita aventura e adrenalina em Bombinhas

swimchannel

17/03/2018 19h33

Bombinhas é uma das cidades mais procuradas no Brasil por mergulhadores e também por nadadores que gostam de aventura. No próximo dia 29 de abril ela será palco do Festival de Natação no Mar 2018, evento que terá três provas de águas abertas a serem disputadas na Praia Central de Bombinhas. Organizado por Doutel Oliveira conhecido como Teco de Bombinhas, o festival encerra as atividades do primeiro semestre de competições na cidade. Neste evento haverá três disputas distintas: Enduro Aquático, Rali Praiano e Piscina Oceânica.

Todas as largadas e chegadas serão na Praia Central de Bombinhas bem em frente a Pousada Vila do Farol e cada prova terá uma dinâmica diferente da outra misturando natação com aventura e adrenalina. O Enduro Aquático será o mais longo e intenso para os atletas. Nesta disputa cada nadador precisará dar quatro voltas em um percurso triangular de 1 km. A cada volta eles devem sair da água e passar pelo ponto de fiscalização na areia antes de regressar a água.

O rali aquático misturará natação com diversão. A organização colocará na água dois pontos de referência 300 metros distantes da areia. Estes dois pontos estarão cheios de pulseiras e após a largada cada atleta precisará nadar até um ponto e retirar uma pulseira, em seguida nadar até o outro ponto e pegar outra pulseira antes de voltar a nado para a praia. Assim que o atleta concluir a prova deverá entregar as pulseiras aos fiscais de prova. O legal dessa disputa é que não existe um percurso obrigatório e cada nadador poderá fazer a sua estratégia.

Vista aérea da cidade de Bombinhas – Foto: Reprodução

Por fim acontecerá a Piscina Oceânica. Será montada literalmente na praia uma piscina com raias separando os nadadores. Esta prova terá baterias com quatro atletas que deverão completar a nado um percurso de 100 metros em fases eliminatórias. Os quatro melhores atletas de cada categoria por idade se enfrentarão numa grande final. A dinâmica lembra alguns eventos de piscina com esse estilo de eliminatórias como o Raia Rápida e o Mare Nostrum de Monte Carlo.

Para as provas do Enduro Aquático e Rali Praiano os trajes de neoprene estarão autorizados pela organização da prova e na Piscina Oceânica apenas sunga ou bermuda até os joelhos para homens e biquíni ou maiôs até os joelhos para as mulheres.

Bombinhas é muito famosa pela prática de mergulho e é um dos locais mais buscados pelos adeptos na região sul do Brasil. É considerada ainda como a capital nacional do mergulho, tendo ao longo de sua costa 39 praias, sendo que 19 delas são preservadas. A cidade é tão natural que apenas dez praias são urbanizadas, entre elas a de Bombinhas, que é onde acontecerá o festival. As inscrições para este evento encerram-se dia 20 de abril e podem ser feitas através da SWIM CHANNEL clicando aqui.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel