Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Um fim de semana intenso do Leme ao Pontal

swimchannel

20/03/2018 19h22

Os últimos dias foram bastante agitados entre dois dos trechos mais famosos do Rio de Janeiro: as Praias do Leme e a do Pontal. Foram realizadas entre a noite de sábado e a manhã desta segunda-feira duas travessias válidas pelo Desafio do Leme ao Pontal. A primeira foi com a equipe Dragões do Mar na categoria revezamento com neoprene e a segunda com o nadador Allan Viana na categoria solo sem neoprene.

Na noite do sábado a dupla Rodrigo Barroso e José Eduardo Ferreira partiu para concluir a desfiadora ultramaratona. Juntos eles representaram os Dragões do Mar, equipe de natação em águas abertas de Fortaleza. Ambos já estavam se preparando há mais de um ano para realizar a prova e até tentaram fazer o desafio em 2017, mas na ocasião não foi possível. Preparados e ansiosos, enfim caíram na água para concluir o longo percurso de 36 km (veja abaixo um trecho da travessia).

 

Os atletas tiveram em determinado ponto do percurso que superar fortes correntezas e ondulações, mas na reta final as condições climáticas melhoraram. Por fim, coube a José Eduardo fechar a prova e colocar o nome dos Dragões do Mar no rol daqueles que já conseguiram atravessar a nado do Leme ao Pontal. A dupla levou 10h49min para concluir, tornando-se a quinta equipe a realizar a prova na categoria revezamento com roupa de neoprene.

Poucas horas depois a equipe da Leme to Pontal Swimming Association já estava novamente a postos na Praia do Leme para acompanhar e registrar a tentativa de travessia do nadador Allan Viana. No início da semana ele estava pronto para realizar a ultramaratona, mas as drásticas condições climáticas no dia de sua prova com fortes tempestades e raios, o fizeram adiar o sonho de completar a prova. Porém, ele não desanimou e aguardou quatro dias para encarar o desafio (veja trechos da prova abaixo).

 

Na madrugada de domingo para segunda Allan partiu da Praia do Leme rumo ao Pontal. Ao longo do percurso ele enfrentou poucas ondulações e manteve a tranquilidade ao longo de toda a travessia. Allan conseguiu encaixar um excelente ritmo marcando em alguns momentos da prova uma média de 74 braçadas por minuto e pernada de dois tempos constantes. Após 7h22min o nadador finalmente chegou a Praia do Pontal. O tempo foi ainda o novo recorde na categoria solo sem neoprene, superando a marca de Cesar Saade Jr em mais de uma hora. Ao término da prova uma surpresa. Allan pediu em casamento a namorada Natália Alonso, que acompanhou a prova. Um final mais do que feliz para a travessia.

A Travessia do Leme ao Pontal tem aproximadamente 36 km e faz dela uma das provas mais longas da natação brasileira em águas abertas, ligando as famosas praias do Leme até a Praia do Pontal. Até hoje foram realizadas 22 travessias em categorias solo e por equipes. Para conferir mais detalhes da prova e também o histórico o evento acesse o site oficial clicando aqui.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel