Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Betina Lorscheitter é o destaque da 2ª etapa do Campeonato Brasileiro

swimchannel

25/03/2018 19h28

A Praia da Cocanha em Caraguatatub, no litoral norte de São Paulo, foi palco da segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas, principal circuito de águas abertas da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). E quem brilhou foi a nadadora gaúcha Betina Lorscheitter que triunfou nas duas provas da etapa. Na sexta-feira ela venceu os 10 km e no domingo faturou os 5 km. Com esses resultados Betina assumiu também a liderança do campeonato.

Nos 10 km Betina não teve maiores dificuldades para conquistar a vitória. Favorita entre as participantes, a nadadora do Grêmio Náutico União fez uma prova segura em 2h01min49s, sendo quase dois minutos mais rápida que a vice-campeã Mariana Vignoli, também do GNU, com 2h03min17s. Rafaela Souza do Espéria completou o pódio em terceiro lugar com 2h07smin41s.

Betina Lorscheitter – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA.

Já nos 5 km a vitória foi ainda mais tranquila com 59min49s. Nesta prova Betina nadou a primeira volta junto ao pelotão masculino e na segunda apenas administrou a boa vantagem. O pódio foi 100% GNU com Marina Amorim levando a prata com 1h02min35s e Cibelle Jungblut, irmã de Viviane Jungblut, o bronze com 1h04min29s.

Nas provas masculinas tivemos dois campeões diferentes. Nos 10 km a vitória ficou com uma surpresa: Alexandre Finco. O nadador do Grêmio Náutico União não estava entre os favoritos, mas conseguiu na última braçada uma suada vitória no Campeonato Brasileiro, a primeira da carreira. Finco chegou apenas 44 centésimos a frente de Bruce Hanson Almeida: 1h54min25s2 contra 1h54min25s6 do corintiano e irmão de Brandonn Almeida. Victor Colonese terminou na terceira colocação com 1h54min26s0.

Alexandre Finco – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA.

Nos 5 km o campeão foi Colonese. Após o bronze na sexta-feira o nadador da Unisanta adotou uma estratégia mais agressiva e sagrou-se campeão. Atrás dele veio a dupla do Grêmio Náutico Luiz Gustavo Barros com a prata e Matheus Evangelista com o bronze. A CBDA ainda não divulgou os tempos da prova masculina. Com os resultados destas duas etapas, Betina Lorscheitter assumiu a liderança o campeonato feminino com 151 pontos e Colonese agora é o líder no masculino com 125 pontos.

Além do Brasileiro foram realizados no mesmo fim de semana outros dois eventos: a primeira prova de ultramaratona aquática do calendário da CBDA e a 2ª etapa da Copa Brasil. Apenas cinco nadadores disputaram o circuito de 25 km da ultramaratona: Artur Pedroza, Atila Brandão, Arthur Rizzo, Tiago Sato e Catarina Ganzeli, a única mulher a encarar o desafio. O circuito foi o mesmo utilizado nas provas do Campeonato Brasileiro e da Copa Brasil e os nadadores tiveram que completar dez voltas. Por fim, vitória de Artur Pedroza com 5h27min41s e Catarina com 5h38min33s. A Copa Brasil teve duas distâncias de 2,5 km e 5 km, mas até o momento a CBDA não divulgou os resultados.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel