Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Adrenalina na exótica Ilha do Mel

swimchannel

04/04/2018 22h36

Mais uma ultramaratona aquática vai acontecer neste final de semana na costa brasileira. E esta é uma das provas mais radicais do país. No próximo sábado, dia 7 de abril, será realizada a 4ª edição da Ultramaratona da Ilha do Mel. Localizada na região de Paranaguá, a Ilha do Mel é considerada por muitos como  local que tem as melhores praias do Paraná. Seu estilo rústico, onde é proibida a circulação de automóveis e de vasta proteção ambiental, faz dela um lugar único.

Disputada pela primeira vez em 2015, esta ultramaratona tem provas em duas distâncias de 13 km e 23 km. E cada uma tem suas particularidades. A prova mais curta tem como característica um percurso difícil e de muita corrente contra. Os nadadores largam na Ponta Oeste em um dos extremos da ilha rumando para o ponto de chegada. Na metade da prova, na altura do km 6, os atletas começam a pegar muita correnteza que dificulta a fase final da ultramaratona.

Já a prova mais longa é dividida em quatro trechos. O primeiro vai da largada até o quilômetro 9 e é disputado em mar abrigado com corrente a favor e profundidade rasa. Do quilômetro 9 até o 15 o nadador continua em mar abrigado, mas começa a enfrentar pequenas ondulações. Do 15 até o 18 ele entra em mar aberto e pega um vento mais forte, que dependendo do horário, pode mudar a corrente . Já do quilômetro 18 até a chegada os atletas encaram as maiores ondulações da prova com muito ventos e corrente contra.

Vista do Farol das Conchas na Ilha do Mel – Foto: Reprodução

A prova na Ilha do Mel faz parte do Circuito Summit. Esta competição é organizada pela Correr e Nadar que é o principal circuito de provas do Paraná. Além de toda adrenalina que a prova proporciona, os atletas também têm oportunidade de visualizar as belezas naturais da ilha durante as braçadas. Já foi registrado em edições anteriores o aparecimento de golfinhos que habitam a região e passam a acompanhar os aletas durante parte da ultramaratona.

Em 2017 os campeões da prova principal, que teve 20 km, foram Artur Pedroza e Catarina Ganzeli. Já nos 10 km venceram Leonel Formiga e Marcela Garcia. A Ilha do Mel será novamente palco de eventos de águas abertas este mês, com a realização das provas Maratona Aquática do Farol (3 km, 2 km e 600m) e Aquathlon Fortaleza Ilha do Mel (1,5 km de natação e 5 km de corrida) no dia 22 de abril.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel