Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Abril: o mês da natação pelo mundo

swimchannel

06/04/2018 22h38

O mês de abril chegou. E com ele uma quantidade de grandes competições ao redor do mundo. Campeonatos nacionais, seletivas para formação de seleções, competições internacionais, enfim, os fanáticos por natação terão um mês recheado de grandes atrações para acompanhar.

Em Gold Coast, na Austrália, teve início ontem os Jogos do Commonwealth, uma competição centenária como mostramos aqui e que reúne 71 países. Grandes potências internacionais como Austrália, Inglaterra e Canadá estão na disputa por medalhas. E os Jogos começaram com tudo. Logo no primeiro dia de disputas já tivemos um recorde mundial com o revezamento australiano 4x100m livre feminino. Não deixe de ver aqui uma seleção de fatos que fazem este evento ser imperdível. Para acompanhar os resultados em tempo real dos Jogos do Commonwealth visite o site oficial.

As irmãs australianas Cate e Bronte Campbell – Foto: Quinn Rooney/Getty Images

No outro lado do mundo os americanos se preparam para a 3ª etapa do TYR Pro Swim Series, principal circuito da natação profissional do país durante os dias 12 e 15 de abril. Desta vez o desafio será em Mesa, no Arizona, e são esperadas as presenças de nadadores consagrados como Nathan Adrian, Ryan Murphy, Matt Grevers entre outros. Uma das grandes atrações será a volta da campeã olímpica Allison Schmitt as piscinas após um tempo sem competir. A competição será transmitida através do site da USA Swimming e o start list da competição deve ser lançado em breve.

Daqui a dez dias terá início o Troféu Brasil. O principal campeonato nacional de natação terá 297 atletas em ação na piscina do Parque Aquático Maria Lenk. A competição, que volta a se chamar Troféu Brasil, será seletiva para três competições internacionais diferentes: Campeonato Pan-Pacífico, Campeonato Sul-Americano de Desportos Aquáticos e Jogos Olímpicos da Juventude. A expectativa é para um campeonato forte e onde são esperados boas marcas, além de novos recordes porque a vagas para integrar essas seleções são limitadas e serão definidas por índices técnicos. A competição já teve o start list divulgado e terá transmissão ao vivo do Sportv e da TV CBDA.

Parque Aquático Maria Lenk (foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA)

Se o Troféu Brasil ainda não começou, os principais nadadores japoneses já estão na água disputando nesta semana seu campeonato nacional. A competição, que está sendo realizada em Tóquio e também é seletiva para a formação do time que irá ao Campeonato Pan-Pacífico em agosto, termina domingo e já registrou bons resultados. Por enquanto o destaque vem sendo a jovem Rikako Ikee que bateu o recorde japonês nos 100m borboleta com 56s38 (melhor marca mundial da temporada). Para conferir os resultados veja aqui.

Em x acontecerá em Glasgow o Campeonato Europeu de Esportes Aquáticos, por isso agora em abril também vão acontecer outros campeonatos nacionais que serão seletivas para esta competição. Na Suécia começou ontem o Aberto de Estocolmo com a presença de Sarah Sjöström. Sábado começa em Málaga o Campeonato Espanhol, terça-feira o Campeonato Italiano em Riccione e quinta-feira o Aberto da Dinamarca em Copenhague. No final do mês, entre os dias 20 e 25, é a vez do Campeonato Russo em Moscou. Um mês para amante nenhum da natação botar defeito.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel