Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

40 km de Camburi a Alcatrazes à nado

swimchannel

11/04/2018 22h45

Provas de longas distâncias nas águas abertas são muitas vezes desafiantes. Nesses momentos os atletas precisam levar o corpo e a mente ao limite. Muitas vezes o saldo dessas aventuras é positivo e inesquecível. Trata-se da história do nadador Ricardo Augusto Oliveira que completou no último dia 3 de abril um desafio inédito nas águas abertas do Brasil: completou à nado a travessia entre a Praia de Camburi em São Sebastião e o arquipélago de Alcatrazes. Uma distância de aproximadamente 40 km.

O arquipélago de Alcatrazes esta situado próximo à costa de São Sebastião que por mais de 30 anos ficou totalmente fechada para a população. Apenas oficiais da Marinha tinham acesso a ilha onde praticavam exercícios militares. A partir deste ano a ilha foi liberada para a prática do ecoturismo. Ricardo, inclusive, foi um dos membros da equipe que realizou a 1ª Volta à Nado do Arquipélago de Alcatrazes. Na ocasião um seleto time de sete nadadores deu a volta  no arquipélago à nado como contamos aqui.

Motivado a retornar o local da travessia com seus amigos, Ricardo resolveu se desafiar e colocou como meta nadar da Praia de Camburi até o arquipélago. A distância e a dificuldade de concluir o percurso não o desanimaram pois o atleta já vinha se preparando há algum tempo. "Desde que cheguei em Camburi, 20 anos atrás, fiquei com muita vontade de ir até Alcatrazes, mas era proibido, então pensei em ir a nado e consegui. Foi um treinamento muito duro com meu treinador, o Álvaro Coleone. Foi bem difícil, tive contratempos e o desafio é muito grande. Quando o sol apareceu no horizonte a energia só aumentou e aquele gás final veio para completar o percurso com uma hora de antecedência do previsto. Nas horas ruins a cabeça acaba comandando e não deixando desanimar", conta.

Ricardo e sua equipe – Foto: Arquivo Pessoal

Foram cerca de 15 horas de travessia em mar aberto, saindo no fim de tarde de Camburi e chegando ao arquipélago na manhã do dia seguinte. Um desafio inédito e que o colocou na história da modalidade: até hoje apenas Ricardo completou esse percurso a nado. "Sou o único que fiz esse trecho, mas adoraria muito que outros atletas topassem e fizessem. Não é só uma das travessias mais bonitas como desafiadoras e um grande teste para uma das maiores provas de maratona aquática do mundo que é a temida travessia do Canal da Mancha", conta o atleta que teve apoio do Instituto Chico Mendes de Biodiversidades e do veleiro Endurance que acompanhou a prova com seu time de apoio.

Ricardo tem uma história curiosa sobre seu início na modalidade. Ele começou a nadar em águas abertas após sofrer um acidente em 2009. O barco onde estava na Ilhas Fiji sofreu um naufrágio e ele teve que nadar por mais de quatro horas para salvar outras pessoas da embarcação. Após este incidente ele passou a nadar com mais frequência em mar aberto e começou a disputar vários eventos com destaque para a Maratona Aquática 14 Bis.

O nadador espera também que seu feito ajude a divulgar ainda mais a modalidade e a região do litoral norte paulista. "Busco fomentar também o turismo e o ecoturismo. Alcatrazes é deslumbrante e muito rico em fauna marinha, um dos locais mais lindos do país", finaliza.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel