Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

De volta as origens

swimchannel

14/04/2018 22h57

Amanhã tem início as disputas do principal campeonato de natação do país. Como já contamos aqui a maratona aquática na Praia de Copacabana abre a 58ª edição do Troféu Brasil. A competição retorna a sua nomenclatura oficial depois de 11 anos e visa criar uma nova cultura e identificação com o público e a geração mais jovem de nadadores.

O Troféu Brasil foi disputado pela primeira vez em 1962. A edição inaugural aconteceu na cidade de Porto Alegre e teve o Paulistano como o primeiro campeão do evento. Desde então outras sete equipes já conquistaram o título da competição, entre elas o Pinheiros atual tricampeão e maior vencedor do campeonato com 16 títulos.

Em 2007 a competição acabou tendo seu nome original alterado para Troféu Maria Lenk um dia após o falecimento da pioneira da natação nacional. O nome até que pegou entre os atletas atuais, mas os nadadores e público mais velho, além de parte da imprensa sempre costumaram se referir ao evento como Troféu Brasil. Renato Cordani, diretor de natação da CBDA, afirmou que o retorno ao nome original se deve ao fator histórico e ao marketing.

Parque Aquático Maria Lenk (foto: Satiro Sodré/SSPress)

"O nome Troféu Brasil remete as origens da competição. O público leigo muitas vezes não entendia o porque do principal campeonato do país se chamar Troféu Maria Lenk e não Troféu Brasil. Por ser nossa maior competição entendemos que ele deve levar o nome do país. Mantivemos nome da Maria Lenk já que oficialmente o campeonato se chama Troféu Brasil/Troféu Maria Lenk, mas queremos que todos se refiram ao campeonato cada vez mais como Troféu Brasil", conta Cordani que disse que fator comercial também foi levado em conta.

"Ter o nome de Brasil ajuda na hora de vender e trabalhar comercialmente a competição. Além disso, as próximas três edições do campeonato já estão confirmadas para serem realizadas no Parque Aquático Maria Lenk e o local será sempre citado nas transmissões de TV e nossas ações comerciais", afirma Cordani que citou também a mudança da logomarca da CBDA a ser revelada nesta segunda-feira. "Será um logo mais moderno em relação ao atual".

A maratona aquática acontece amanhã a partir das 9h da manhã e terá transmissão ao vivo da TV CBDA no site oficial da entidade. As provas de piscina acontecerão entre terça e sábado com transmissão ao vivo da TV CBDA nos dois primeiros dias de evento e do Sportv nos demais dias.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel