Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Diego Vidal e Catarina Ganzeli: os campeões do Aquaman

swimchannel

17/04/2018 17h05

Foram 57 aquamans e aquawomans que caíram na água do Rio Atibainha em Nazaré Paulista para a disputa da Ultramaratona Aquaman de 17 km de percurso. Ao todo estiveram em ação atletas de diferentes níveis técnicos, entre membros da seleção brasileira, nadadores paralímpicos e aqueles que estavam fazendo sua primeira ultramaratona.

Entre os homens a vitória ficou com o nadador gaúcho Diego Vidal que raramente não esteve na liderança ao longo dos 17 km do percurso. Vidal afirmou ainda que a prova foi muito disputada, principalmente contra o vice-campeão Marcos Fraccaro, e que a ultramaratona também foi um grande teste de superação. "A prova foi difícil, além de levar muito tempo (mais de 3 horas). É uma água muito pesada por ser uma represa e no km 12 você já sente bastante, mas foi justo nesse trecho que consegui imprimir um bom ritmo e atingir meu objetivo de completar a ultramaratona", disse Vidal.

Já o título da prova feminina ficou com uma atleta bastante conhecida do grande público das águas abertas: Catarina Ganzeli. A nadadora teve uma ótima performance chegando na terceira colocação geral, apenas atrás de Vidal e Fraccaro. Um resultado bom para ela que na véspera havia disputado uma prova de 5 km no Campeonato Paulista da FAP. "A água estava bem agradável e como estamos na represa, a flutuabilidade é menor. Por isso não deu pra fazer uma prova progressiva, mas foi um grande resultado o terceiro lugar geral. Gostei demais da organização, estrutura, instrução aos caiaqueiros", disse a atleta que chegou a frente de Thais Sant'Anna e da revelação Vitória Alves, de apenas 14 anos de idade.

A ultramaratona Aquaman ainda registrou um fato bem legal. O deficiente visual e nadador de águas abertas Marcos Lonzi encarou os 17 km e conseguiu concluir a prova em 5h34min. O tempo foi o menos importante, afinal o principal objetivo da modalidade é justamente integrar a todos. "Mais uma vez estamos muito felizes em ver a adesão da galera, além de amigos e familiares prestigiando. Isso é o que mais nos motiva a continuar buscando percursos novos para explorar e assim fomentar essa modalidade que amamos tanto", ressaltou Samir Barel, um dos idealizadores do projeto.

O Desafios Aquaman terá uma nova etapa no segundo semestre com provas de 1,5 km e 7 km na Praia da Cocanha, em Caraguatatuba. Os resultados completos da ultramaratona estão na página oficial do evento que pode ser conferido aqui.

Colaborou Adressa Rufino Assessoria de Imprensa

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel