Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Recorde sul-americano abre o Troféu Brasil 2018

swimchannel

17/04/2018 17h38

O Troféu Brasil 2018 não poderia começar melhor: com novo recorde sul-americano! A final dos 400m livre masculino já prometia ser eletrizante com vários candidatos a vitória e nenhum favorito disparado. Quem esperava emoção não se decepcionou com uma disputa acirradíssima até o final que levantou as arquibancadas do Parque Aquático Maria Lenk.

Na primeira metade da prova Giuliano Rocco e Luiz Altamir partiram forte e conseguiam abrir vantagem. Melhor tempo das eliminatórias, Fernando Scheffer guardou energia para imprimir um forte sprint na reta final, superando seus adversários e batendo na frente com 3min49s06. Com este tempo o nadador do Minas Tênis Clube: novo recorde brasileiro e sul-americano. O primeiro do Troféu Brasil. Ao lado de Scheffer no pódio estavam Altamir (3min50s51) e Rocco (3min50s85) que conseguiram suportar a pressão de Guilherme Costa e Miguel Valente.

Fernando Scheffer – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Antes desta alucinante final tivemos a versão feminina dos 400m livre que teve a vitória da favorita Viviane Jungblut que não chegou a ser ameaçada pelas demais nadadoras. A atleta do Grêmio Náutico União liderou de ponta a ponta e venceu com 4min12s47 seguida por Gabrielle Roncatto com 4min13s41 e a jovem Rafaela Raurich que marcou 4min14s12. Quem também não teve dificuldades para confirmar seu favoritismo foi Daynara de Paula em sua especialidade, os 100m borboleta. A velocista do SESI foi a única abaixo dos 59 segundos fechando a prova com 58s67, bem a frente de Daiene Dias com 59s23 e Giovana Diamante com 59s38.

Confirmando a boa fase, Vinícius Lanza foi outro destaque do dia conquistando o título nos 100m borboleta. Destaque no NCAA, o campeonato americano universitário, Lanza brilhou de novo, desta vez na piscina do Maria Lenk com uma ótima volta. O nadador do Minas cresceu na parte final e confirmou sua vitória com um expressivo 51s42, sua melhor marca pessoal. A prata ficou com uma surpresa: Iago Moussalem que nadou para 52s09 (também melhor marca pessoal) e ficou a frente do favorito Henrique Martins que levou o bronze com 52s28.

Quem também vive um bom momento é João Gomes Júnior. O nadador do Pinheiros foi o único abaixo da casa do minuto na final dos 100m peito e levou a medalha de ouro com o tempo de 59s98. Ao seu lado no pódio dois xarás e veteranos em pódios de Troféu Brasil: Felipe França com a prata (1min00s26) e Felipe Lima com o bronze (1min00s36). Na versão feminina quem fez a festa foram as estrangeiras. A campeã olímpica Ruta Meilutyte começou muito forte e no fim acabou segurando quando viu que venceria a prova. Representando o Flamengo a lituana foi a campeã 1min07s35, seguida por duas argentinas Macarena Ceballos e Julia Sebastian com 1min07s76 e 1min0793, respectivamente. A melhor brasileira foi Jhennifer Alves com 1min08s46.

Vinicius Lanza – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Os revezamentos 4x100m livre fecharam o primeiro dia de disputas do Troféu Brasil 2018. Na prova feminina vitória do Pinheiros com 3min43s48. A equipe pinheirense foi composta por Larissa Oliveira, Manuella Lyrio, Nathalia de Luccas e Lorraine Ferreira. A seguir vieram o SESI (3min44s46) e o Minas TC (3min45s33). Na versão masculina novo triunfo do Pinheiros desta vez com 3min14s41, novo recorde de campeonato. O forte time teve Cesar Cielo, Gabriel Santos, Breno Correa e Pedro Spajari, que fechou com um fortíssimo 47s95. A seguir vieram a equipe do Minas TC (3min17s41) e da Unisanta (3min19s91).

Os resultados completos do Troféu Brasil podem ser conferidos no site da CBDA neste endereço. Amanhã acontece a segunda etapa do campeonato com as provas de 200m medley (M/F), 1500m livre (F), 800m livre (M), 200m costas (M/F) e 4x200m livre (M/F).

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel