Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Uma nova campeã nos 200m medley

swimchannel

18/04/2018 17h44

Os 200m medley feminino terão hoje a noite uma nova campeã. Desde 2015 apenas Joanna Maranhão conseguiu subir no lugar mais alto do pódio nesta prova válida pelo Trófeu Brasil/Troféu Maria Lenk. Se desconsiderarmos o ano de 2014, quando ela esteve ausente após uma breve aposentadoria, sua série de vitórias se estende até 2012. A última vez que uma nadadora que não fosse Joanna conseguiu triunfar nos 200m medley foi em 2011 quando Kirsty Coventry levou a melhor.

O domínio de Joanna nesta prova é  impressionante. Entre 2002 e 2017 ela nadou os 200m medley 16 vezes, somando dez vitórias, além de outras três medalhas de prata e uma de bronze. Ausente nesta edição do Troféu Brasil por estar sem clube e ter priorizado o primeiro semestre para participar de um reality show, sua hegemonia na distância será encerrada logo mais nas finais do 2º dia de disputas no Parque Aquático Maria Lenk.

Entre as principais favoritas a conquista do título nos 200m medley há uma semelhança entre elas: a juventude. Todas são jovens atletas e podem vencer pela primeira vez na carreira uma prova de medley. O melhor tempo nas eliminatórias foi Maria Pessanha que esta na luta por vaga na equipe que vai aos Jogos Olímpicos da Juventude e marcou 2min16s92. A seguir vieram Nathalia Almeida (2min17s36) e Gabrielle Roncatto (2min17s89), ambas com experiência na seleção principal (Gabrielle integrou a equipe olímpica em 2016). Também há outras candidatas como as juniors Bruna Leme, Gabrielle Silva e Maria Sumida, além das argentinas Virginia Bardach e Florencia Perotti.

Gabrielle Roncatto – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Outra marca que pode ser superada hoje é a de maior medalhista individual da história do Troféu Brasil contando os atletas em atividade. Com 17 vitórias, Leonardo de Deus divide a primeira colocação com Cesar Cielo. Logo mais Leo volta a piscina para nadar a final dos 200m costas, uma de suas especialidades. Nas eliminatórias pela manhã ele avançou a final com segundo tempo (2min01s97) e a tendência é que seja bem mais rápido a noite. Para isso terá que superar Gabriel Fantoni que foi o líder pela manhã com 2min01s86.

Outra expectativa do dia é para um novo recorde sul-americano nos 800m livre. Guilherme Costa já superou a marca continental este ano em um torneio da FARJ ao nadar para 7min56s19 e é o favorito para a final de logo mais. O Cachorrão também esta de olho em uma vaga para o Campeonato Pan-Pacífico de Tóquio. Clique aqui e veja os resultados completos das eliminatórias do 2º dia do Troféu Brasil.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel