Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Briga de foice por vaga no 4x100m livre

swimchannel

19/04/2018 18h17

Mais tarde, a partir das 18h, a água do Parque Aquático Maria Lenk vai ferver. Afinal estarão em jogo as vagas mais cobiçadas da natação brasileira. Conheceremos quem serão os quatro membros do revezamento 4x100m livre que disputará em agosto o Campeonato Pan-Pacífico. Uma certeza que temos é que não será a mesma equipe que ganhou a medalha de prata no Campeonato Mundial de Budapeste ano passado. Cesar Cielo não nadou as eliminatórias da prova hoje e já anunciou que não disputará a competição em Tóquio pois sua prioridade esta temporada será o Mundial de piscina curta no fim do ano.

Mas mesmo sem o campeão olímpico o Brasil promete ter uma equipe muito forte para frente a Austrália e aos Estados Unidos. Prova disso aconteceu nesta manhã com um ótimo resultado do jovem Pedro Spajari. Após terminar a temporada passada em alta, o nadador do Pinheiros não economizou energia nas eliminatórias e passou para a final com um tempaço: 47s95. Além de ser a primeira vez que Spajari rompe a barreira dos 48 segundos, a marca lhe dá o segundo lugar no ranking mundial deste ano atrás apenas do japonês Katsumi Nakamura com 47s87. E lhe credencia a ser o número do país na prova individual.

Pedro Spajari – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Tivemos mais dois nadadores do Pinheiros na casa dos 48 segundos que deverão pressionar Spajari na final de mais tarde. Poupado da prova do revezamento 4x100m livre, Marcelo Chierighini marcou o segundo melhor tempo do dia com 48s60 sendo seguido por Gabriel Santos que marcou 48s73. Por enquanto o quarto membro deste revezamento seria Bruno Fratus que nadou para 49s15, poupando energia para a final. Mas ele não pode vacilar, pois Breno Correia esta em seu encalço tendo sido apenas trê centésimos mais lento do que o vice-campeão mundial dos 50m livre. Logo mais essa final promete!

As mulheres também nadaram os 100m livre hoje cedo com Daynara de Paula sendo mais veloz com 55s65. Nas eliminatórias mais três nadadoras além de Daynara (Manuela Lyrio, Graciele Herrmann e Larissa Oliveira) nadaram na casa dos 55 segundos. Além da prova nobre da natação o dia terá ainda os 200m borboleta, onde Giovana Diamante (2min13s13) e Kaue Carvalho (1min59s00) foram os mais rápido pela manhã, os 50m costas com Kira Toussaint (28s54) e Guilherme Guido (25s08) liderando nas eliminatórias e os 50m peito com Jheniffer Alves (31s03) e João Gomes Júnior (27s12) classificados com os melhores tempos.

Entre os destaques desta prova vale a pena ver Cesar Cielo em ação na final dos 50m costas, prova que ele volta a disputar depois muitos anos. Os resultados completos desta manhã podem ser encontrados no site da CBDA. As finais de logo mais começam as 18h e terão transmissão ao vivo do canal SporTV3.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel