Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Brasil pode ter time 100% masculino no Pan-Pacífico

swimchannel

21/04/2018 19h46

Depois de muito tempo a seleção brasileira enviada para um grande torneio internacional pode ser inteiramente masculina. Ignorando as convocações das equipes para etapas da Copa do Mundo de piscina curta, a última vez que o selecionado nacional de piscina disputou uma competição apenas com homens foi no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Roma em 1994. Um time interinamente masculino poderá se repetir agora para o Pan-Pacífico dependendo de como serão as finais de hoje, último dia do Troféu Brasil.

Até o momento dos 12 atletas pré-classificados pelo ranking mundial do ano passado, apenas duas mulheres estão na lista. Curiosamente elas ocupam as últimas colocações e são as correm mais riscos de perderem lugar no time. Larissa Oliveira é a 11ª colocada da lista (24º tempo no ranking mundial nos 100m livre) e Daynara de Paula é a 12ª colocada (26º tempo do ranking mundial nos 100m borboleta).

Miguel Valente – Foto: Satiro Sodré/SSPress

A posição de Daynara é a que mais corre risco e quem deve tomar seu lugar na seleção é Bruno Fratus. Nas eliminatórias dos 50m livre ele nadou para 21s76 que corresponde a 12ª posição do ranking mundial de 2017. Fatalmente ele deverá ser mais veloz na final ou nadar próximo a marca, que consequentemente lhe garantirá vaga para defender seu título nos 50m livre no Pan-Pacífico em Tóquio.

Já a posição de Larissa também esta ameaçada. Entre os candidatos homens quem tem mais chance de ultrapassá-la é Miguel Valente. Para isso o fundista precisa fazer um tempo melhor que o 24º colocado do ranking mundial do ano passado, ou seja, precisa ser mai rápido do que os 15min03s66 do alemão Soeren Meissner.

Larissa Oliveira – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

 

Seu melhor tempo na distância é 15min06s13, mas vale lembrar que Miguel melhorou sua marca nos 800m livre na terça-feira quando nadou abaixo do antigo recorde sul-americano de Guilherme Costa e pode muito bem repetir a dose hoje. Outro detalhe é que ele terá um aliado nessa empreitada: o próprio Guilherme Costa. O forte ritmo do Cachorrão acabou o puxando quando ele fez essa marca de 15min06s13 no Open do ano passado e a história pode se repetir hoje. Já nos 50m livre masculino para superar Larissa os velocistas precisam nadar abaixo de 22s05.

Mas nem tudo está perdido para as mulheres. Nos 50m livre o tempo de corte é de 25s06 e nos 800m livre, Viviane Jungblut também tem condições de nadar para 8min33s03 já que esta balizada para 8min34s92. Lembrando que a fundista já está classificada na maratona aquática. Pelos resultados recentes os 200m peito, tanto masculino, quanto feminino, dificilmente terão algum(a) atleta conseguindo atingir as marcas necessárias. Teremos dia derradeiro e cheio de emoções para este incrível Troféu Brasil. A última etapa começa a partir das 18h e tem transmissão do SporTV.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel