Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Rei e Rainha do Mar chega a Brasília

swimchannel

27/04/2018 19h59

O maior evento de esportes de praia aporta em Brasília. Dessa vez o Rei e Rainha do Mar não será disputado no mar e sim em lago. As águas do famoso Lago Paranoá na capital federal receberão no próximo dia 27 de maio milhares de atletas para a 2ª etapa do circuito que contará mais uma vez com provas de natação em águas abertas e uma novidade: a adição da canoa havaiana no programa de provas.

A natação seguirá seu roteiro com suas três tradicionais provas: Sprint (1 km), Classic (2 km) e Challenge (4 km). Para as duas maiores distâncias, que terão largada em um intervalo de meia hora, a organização do Rei e Rainha do Mar montará um circuito de 2 km. No Challenge os nadadores precisarão completar duas voltas, enquanto no Classic será necessário apenas uma. Já no Sprint haverá um circuito menor com uma volta de 1 km que terá largada duas horas antes das principais, que favorece os interessados em nadar mais de uma prova.

Porém, a grande novidade desta etapa é a inclusão da canoa havaiana no cronograma. Serão realizadas duas provas da nova modalidade. Uma de 6 km intitulado "estreantes" e outra de 12 km chamada de "elite". Cada canoa comporta seis pessoas por equipe que precisam dar remadas compassadas para ganhar velocidade. A canoa havaiana também é conhecida pelos nomes de Va'a, Wa'a ou Waka e surgiu na região do Triângulo Polinésio, no Oceano Pacífico. Inicialmente elas eram utilizadas pelos povos polinésios como ferramenta para colonizar novas terras nesta área. No futuro passaram também a ser usadas na prática esportiva.

Além da nova modalidade e da natação em águas abertas, o programa de provas do Rei e Rainha do Mar em Brasília terá o Lake Run com 5 km, o Lake Biathlon com 3,5 km (1 km de natação + 2,5 km de corrida) e o Stand-up Paddle Race de 4km e 8km de remada no lago, além das versões kids de corrida e natação com distâncias menores.

As inscrições para a 2ª etapa do Circuito Rei e Rainha do Mar 2018 estão abertas e podem ser feitas aqui. Na mesma página você encontra mais detalhes da prova e o regulamento completo.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel