Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Dicas para provas de águas abertas – parte 2

swimchannel

04/05/2018 20h18

Hoje publicamos a segunda parte das dicas da especialista em águas abertas Catarina Ganzeli. Atual campeã da Maratona Aquática 14 Bis e membro da seleção brasileira, a nadadora da Unisanta publicou aqui na SWIM CHANNEL semana passada alguns conselhos para interessados em nadar em águas abertas (Clique aqui para ler a primeira parte).

Desta vez Catarina concentra suas dicas em cuidados com a embarcação, materiais essenciais para uso nas provas e medicamentos que o atleta pode vir a calhar de utilizar durante a travessia. Confira abaixo a segunda parte de conselhos para as águas abertas.

  • Manter seu guia do lado que você respira

Com a sua embarcação sempre do lado que você respira com maior frequência, ficará mais fácil sua navegação e também sua comunicação com seu guia. Não deixe de conversar com ele.

  • Leve material reserva na embarcação

Um óculos e touca reserva, hidratações extras e vaselina, são sempre bem vindos durante a prova. Ninguém sabe o que pode acontecer e temos que estar prontos para os imprevistos.

Prepare-se adequadamente para uma travessia – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA.

  • Escolha do material

Em provas com céu aberto e sol intenso, nadar com óculos espelhados e com lentes escuras irão ajudar muito na sua visualização do percurso e não vai cansar sua visão. Já com o céu nublado, o ideal são óculos mais claros. Tenham um de cada e leve-os para a prova, já tendo ajustado e testado ambos para ter opções de escolha no dia da prova. O mesmo serve para as toucas: de cores claras em dias de sol intenso, para você não cozinhar os miolos.

  • Como evitar enjoo

Eu particularmente sempre tomo remédio para enjoo antes da prova. Porém é importante fazer isso com uma indicação médica e testar em outras oportunidades antes da prova, para ter certeza que a medicação não te dará sono e nenhum outro desconforto. Evitar ficar próximo ao cheiro de diesel dos barcos também ajuda. Não beba
sachês de gel sem consumir água junto, isso pode causar enjoos. Evite dar goles de água do local onde está sendo realizada a prova, às vezes é inevitável, mas quanto menos, melhor. A escolha do que comer e beber antes e durante a prova também é muito importante! Tudo deve ser testado em treino para você saber o que é melhor para seu corpo.

As embarcações são vitais nas águas abertas- Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA.

  • Para o guia

É importante os guias terem em mente que eles também passarão horas navegando e precisam se alimentar, hidratar e proteger-se do sol, chuva, vento e frio. Para isso, sempre é aconselhável ter uma capa de chuva, um casaco em mãos, alguns lanches e muita água.

  • Aspirina e Advil durante a prova

Tudo tem que ser conversado com seu médico e nutricionista antes. Mas eu particularmente gosto de tomar um comprimido de um desses dois no decorrer da prova, normalmente entre 3 a 4 horas de prova. Vale a pena se instruir com um profissional e depois fazer o teste.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel