Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Uma nova opção de circuito de águas abertas

swimchannel

15/05/2018 18h00

Um novo circuito mundial de águas abertas teve início este fim de semana em Altea, na Espanha. Trata-se do Open Water World Tour, evento internacional que terá etapas em 2018 passando por diversos países e locais paradisíacos. Além da etapa na costa espanhola, a competição já tem provas confirmadas na Itália, Cazaquistão, México, Estados Unidos e Grécia.

O novo circuito passará por três continentes tendo como objetivo aproximar culturas e cidades diferentes através do esporte. Como característica, todas as cidades são famosas por suas ligações com a natureza e belas paisagens, que também torna uma viagem atrativa aos participantes. Ao fim da temporada o melhor nadador e a melhor nadadora receberão troféus especiais e o título de campeões do Open Water World Tour.

Oscar Rubio, cofundador e gerente de produção do evento afirma que a competição também oferece a oportunidade de possibilitar que nadadores de diferentes características caiam na água. "O Open Water World Tour é o primeiro circuito internacional criado para nadadores de águas abertas de todos os níveis técnicos. Trata-se da uma junção de diversas provas ao redor do mundo com a possibilidade de agregar a todo tipo de atleta", afirma.

Atletas prontos para largada – Foto: OWWT/Reprodução

O pontapé inicial da temporada aconteceu nas águas do Mar Medierrâneo com a Travessia Mediterranean Coast Challenge. A Praia de Puerto Altea, que fica na região de Alicante na costa espanhola reuniu mais de 700 nadadores que disputaram as quatro distâncias do circuito: 10 km, 5,5 km, 2 km e 500m. Embora alguns atletas tenham tido dificuldades em alguns pontos da prova com o mar um pouco mexido, a média de temperatura ambiente ficou na casa de 18ºC e fez sol durante todo o fim de semana na região.

A prova principal de 10 km foi vencida por dois nadadores espanhóis. Entre os homens o campeão foi Xabier Gordoa que não teve dificuldades ao longo do percurso estando na liderança desde o início. Ele completou a maratona aquática em 2h34min. Entre as mulheres o título foi de Andrea Fos que assim como Gordoa liderou de ponta a ponta finalizando a prova em 2h57min. Outro destaque foi a prova de 5,5 km que fez parte do calendário da Copa Espanhola de águas abertas.

Oscar Rubio (ao centro) com os vencedores dos 10 km Xabier Gordoa e Andrea Fos – Foto: OWWT/Reprodução

Os resultados completos estão em breve compilados no site da Open Water World Tour. Confira abaixo as próximas provas do calendário de provas da competição:

Almaty Swim Race, dia 1º de julho, em Almaty (Cazaquistão)
El Cruce Isla Mujeres, dia 7 de julho em Cancún (México)
Crown Beach Swim Race, dia 11 de agosto em Alameda, California (Estados Unidos)
Italian Open Water Tour, dia 17 de junho em Monte, dia 15 de julho em Maccagno e dia 16 de setembro em Noli, na (Itália)
Spetses Mini Marathon, dias 5 a 7 de outubro em Spetses (Grécia)

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel