Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Poliana disputará Stand Up Paddle em Brasília

swimchannel

25/05/2018 22h34

Recém-aposentada da natação competitiva Poliana Okimoto vai encarar um novo desafio em sua vida: o stand up paddle. Após se despedir da natação competitiva no Desafio Elite do Rei e Rainha do Mar no ano passado na Praia de Copacabana, a medalhista olímpica afirmou que não abandonaria o esporte e se tornaria uma atleta amadora e praticante de novos desafios.

Poliana tem feito muitas atividades de yoga e pilates, que a ajudam a conciliar sua agenda de palestras, clínicas e treinamentos de natação. Porém, parte dessa promessa de incluir novidades a sua vida já foi cumprida. Na primeira etapa do Rei e Rainha do Mar deste ano, em Florianópolis, Poliana disputou o Beach Biathlon (natação + corrida) faturando uma medalha de prata e se motivando a continuar explorando novos desafios.

Em Brasília ela vai desfrutar da sensação de subir em uma prancha e remar por 4 km pela primeira vez em uma competição. Uma experiência que a deixou bem animada e ansiosa para saber como vai se sair nesta nova empreitada. Mas esta não será a única atividade de Poliana na capital federal. Ela voltará as origens nadando a prova do Sprint com 1 km de distância e disputando novamente o Biathlon, agora com o nome de Lake Biathlon com percurso de 3,5 km (1 km de natação + 2,5 km de corrida).

O Rei e Rainha do Mar terá mais duas distâncias além do Sprint: o Classic com percurso de 2 km e o Challenge com 4 km de distância. Para as duas maiores distâncias a organização do evento montará um circuito de 2 km, sendo necessário duas voltas para completar o Challenge e uma volta para a categoria Classic. No Sprint o circuito será menor e mais simples bastando os participantes completarem uma única volta.

Esta será ainda a primeira vez que o Desafio Rei e Rainha do Mar será disputado em um lago e na água doce. Nadar em um local com essas características é bem diferente da água salgada, já que há maior densidade na água e faz com que o nadador precise adaptar seu nado as condições da água. Além disso Brasília tem algumas características únicas como o clima seco e a altitude. (Veja mais detalhes no vídeo de Luiz Lima acima).

A principal novidade desta etapa fica por conta da estreia das provas de canoa havaiana no cronograma de eventos. Nesta modalidade os atletas precisam dar remadas compassadas para ganhar velocidade. Serão duas distâncias, uma de 6 km chamada de "estreantes" e outra de 12 km nomeada como "elite". A canoa havaiana, também conhecida como Va'a ou Wa'a, comporta até seis pessoas por embarcação.

Completa ainda a grade de eventos do Rei e Rainha do Mar em Brasília as disputas de Lake Run com uma corrida de 5 km em torno do Lago Paranoá, a prova de maior distância do SUP Race que terá 8 km e as versões kids de corrida e natação para crianças entre 5 e 13 anos.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel