Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Rei & Rainha do Mar fora do mar

swimchannel

28/05/2018 22h36

Confesso que a primeira vez que cogitaram realizar o Rei & Rainha do Mar na cidade de Brasília, minha primeira reação foi de espanto. Como realizar um evento, que nasceu nas praias do Rio de Janeiro e um fortíssimo nome de realeza do mar, em água doce? Aos poucos fui compreendendo que um evento com uma década de tradição tem que expandir seu alcance e estabelecer um conceito.

Rei & Rainha do Mar virou sinônimo de qualidade, referência e principalmente esportes aquáticos, seja nas águas salgadas e agora também na água doce. Nunca deixo de mencionar que o evento foi eleito o melhor do mundo pela Open Water Source (OWS), uma associação mundial de águas abertas com sede na Califórnia.

Poliana Okimoto venceu as duas provas que nadou – Foto: Reprodução

Já Brasília, realmente é um paraíso para modalidades aquáticas. Toda a estrutura foi fixada aos redores do Mormaii Surf Bar, principal loja da marca na região centro-oeste do país. O local é conhecido como pontão, com estrutura ideal, incluindo vestiário, alimentação e fácil acesso ao lago.  Uma vez mais a natação foi realizada em três distâncias, Sprint (1 km), Classic (2 km) e Challenge (4 km), além das provas de corrida, lake biathlon, natação para crianças, stand up paddle e a grande inovação da etapa: a inserção da canoa havaiana.

A temperatura da água teve variação entre 24ºC e 25ºC, que é agradável para os atletas. Já o vento, iniciou o dia com 16 km por hora e foi intensificando conforme o decorrer do dia, quem competiu a prova do SUP, incluindo este "simpático especialista que vos escreve" sabe como estava forte o vento.

Atletas antes da largada – Foto: Reprodução

A animação dos atletas estava estampada no rosto de todos, pois no dia anterior tiveram briefing técnico das provas, ministrado simplesmente por Poliana Okimoto e Luiz Lima. Aliás, Poliana não é mais atleta profissional, mas procura se manter saudável e na ativa e acabou vencendo a prova Sprint (1 km) e foi vice-campeã do Lake Biathlon (ela também corre).

A principal prova, o Challenge, foi vencida pelo jovem Matheus Hirota de São Paulo com o tempo de 50min37s. Detalhe que o nadador realizou a prova sem roupa de borracha, nadando somente com o swimsuit regularizado pela FINA. Matheus defende a forte equipe do Unisanta de Santos e treina sob orientação de Ricardo Cintra (único técnico medalhista olímpico em águas abertas do país). Já no feminino, para alegria da cidade, a coroa foi para Letícia Queiroz da Silva, do AABB, com o tempo de 58min07s. O resultado completo pode ser conferido no site oficial do Rei & Rainha do Mar. Assista abaixo o momento da largada da prova Challenge.

 

Ao todo foram 1.400 atletas inscritos no Rei & Rainha do Mar de Brasília que já anseiam pelas próximas edições. Em breve notificaremos oficialmente as informações das próximas etapas: Bahia, São Paulo e a etapa final no Rio de Janeiro.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel