Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Minas Tênis Clube é campeão do Brasileiro Juvenil após 10 anos

swimchannel

12/06/2018 17h43

O Campeonato Brasileiro Interclubes Juvenil de Natação – Troféu Arthur Sampaio Carepa, terminou na última semana na piscina do Botafogo, no Rio de Janeiro. Com 555 inscritos a competição, que foi a maior em número de atletas desde 2005, terminou com o Minas Tênis Clube campeão depois de 10 anos. Ao todo, participaram do torneio 54 clubes.

A equipe ficou em primeiro com 1.829,5 pontos, vencendo na categoria juvenil II (810,5 pontos) e ficando em segundo lugar no juvenil I (945). O Clube Curitibano venceu no juvenil I (945 pontos) e ficou na segunda colocação geral com 1.455 pontos. Em terceiro terminou a equipe do Corinthians com 1.294 pontos.

Os destaques individuais no masculino ficaram por conta de Gustavo Saldo do Curitibano, que nadou sete provas e venceu seis (100m, 200m, 400m, 800m metros livre e 100m e 200m borboleta), além de ter quebrado quatro recordes e Murilo Sartori, da Natação Americana. Os dois ficaram com o título de atleta eficiente em suas categorias. Murilo, que está garantido nos Jogos Olímpicos da Juventude, venceu cinco provas e teve o melhor índice técnico do juvenil II, nas provas de 100m livre (50s80) e 400m livre (3min58a49).

Murilo Sartori – Foto: Liliane Yoshino/FAP

No feminino, destaque para Fernanda Celidônio, juvenil I e Alexia Assunção, juvenil II. Alexia foi a nadadora mais eficiente com 179 pontos na sua categoria. Já Fernanda, da ASBAC Aquanaii, fez os melhores índices técnicos na prova dos 100m costas (1min03s37) e 200m medley (2min21s21).

A competição teve alguns problemas com a manutenção da temperatura da piscina do Botafogo, mas ao longo dos quatro dias de disputa as falhas foram amenizadas. No torneio foram quebrados dez recordes de campeonato e um recorde de categoria, foram oito no juvenil I e três recordes no juvenil II. Confira aqui os resultados completos da competição.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel