Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Show de recordes no Torneio Aberto Brasil Masters

swimchannel

13/06/2018 17h43

A 2ª etapa do Circuito Brasileiro Master aconteceu neste último fim de semana com a disputa do Torneio Aberto Brasil Masters. Mais de 400 atletas masters caíram na piscina da Sociedade Recreativa e de Esportes, em Ribeirão Preto, que assistiu a uma chuva de recordes. Foram ao todo 55 novas marcas em dois dias de competição sendo 28 novas marcas nacionais, 26 novas marcas sul-americanas e um novo recorde mundial, este o mais celebrado na piscina.

Uma festa não apenas por ser o ápice da carreira de um atleta, mas neste caso, por quem foi o responsável pela quebra: Guilherme da Silva. Nascido em 1928, ele era o nadador mais velho balizado para a competição e o único na categoria 90+. Ele estabeleceu três novos recorde nacionais nos 50m e 100m peito e nos 50m borboleta, mas foi nos 100m borboleta onde ele brilhou. Com o tempo de 2min16s78 superou a marca mundial em piscina curta e agora tem seu nome imortalizado na galeria de recordistas mundiais.

Vista da piscina do Recra – Foto: Jornal Tribuna Ribeirão

Além de Guilherme, outra nadadora experiente brilhou na piscina da Sociedade Recreativa e de Esportes. Nadir de Figueiredo estabeleceu três novos recordes continentais na categoria 85+ nos 50m e 100m peito e 100m borboleta. Maior equipe do certame, a UNAMI/Ribeirão Master foi quem mais conquistou medalhas com 192 ao todo, sendo 55 de ouro. O time também foi o grande campeão da competição entre as equipes grandes com 3.255 pontos. Na classificação dos times médios o vencedor foi o RKF Swim Team com 742 pontos e entre os pequenos o título ficou com a Felipe Maia que marcou 304 pontos.

Os resultados, pontuação e estatísticas do Torneio Aberto Brasil Masters podem ser conferidos no site oficial da competição clicando aqui. O circuito da ABMN 2018 continua em setembro com a realização da XXV Copa Brasil em Caxias do Sul (RS) e depois em novembro com o 62º Campeonato Brasileiro em piscina curta, na cidade de Belo Horizonte (MG). No cenário internacional o principal desafio dos nadadores será o Campeonato Pan-Americano Master em Orlando que acontecerá entre julho e agosto.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel