Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

A despedida de Joanna Maranhão

swimchannel

27/07/2018 18h48

Chegou ao fim uma das carreiras mais brilhantes da natação brasileira. As 31 anos de idade, Joanna Maranhão anunciou nesta sexta-feira sua aposentadoria definitiva das piscinas. Ela já havia tirado uma pausa na carreira entre 2012 e 2013, mas retornou as competições poucos meses depois e continuou tendo bons resultados. Através de uma mensagem em suas redes sociais ela afirmou que despede-se de vez do esporte competitivo.

Joanna estava sem clube e sem competir desde o ano passado quando deixou a equipe da Unisanta. Este ano ela participou de um reality show de dança e estava trabalhando na organização de um campeonato de natação que leva seu nome e tem funções sociais como contamos aqui. Casada com o campeão mundial de judô Luciano Correa, Joanna também tem o desejo de ser mãe e construir uma família.

Joanna Maranhão – Foto: Satiro Sodré/SSPress

Ao longo de sua carreira Joanna Maranhão conquistou inúmeros feitos expressivos. Disputou quatro Jogos Olímpicos (Atenas-2004, Pequim-2008, Londres-2012 e Rio-2016), tendo sido finalista duas vezes em Atenas: uma com o revezamento 4x200m livre (sétima posição) e outra nos 400m medley quando ficou em quinto lugar e igualou a marca de Piedade Coutinho como melhor resultado da natação feminina do Brasil em Olimpíadas.

Outra marca expressiva de Joanna é o recorde de medalhas da natação feminina em Jogos Pan-Americanos. Em quatro edições disputadas conquistou oito medalhas, sendo três pratas e cinco bronzes. Hoje sete recordes sul-americanos vigentes pertencem a ela: 200m borboleta, 200m e 400m medley na piscina longa e 200m borboleta, 100m, 200m e 400m medley em piscina curta. Para ver mais detalhes da carreira de Joanna clique aqui.

Joanna Maranhão – Foto: Satiro Sodré/ SSPress/CBDA

Ao se despedir das piscinas Joanna escreveu uma bela mensagem a seus seguidores e fãs e fez um pedido a natação feminina do Brasil: "À natação feminina eu faço um pedido: destruam todos os recordes que ainda existam em meu nome. Façam com que o quinto lugar de Atenas seja uma feliz lembrança em minha memória, e que eu (e Piedade Coutinho onde quer que esteja) possamos nos emocionar com o melhor resultado da natação feminina do Brasil em Jogos Olímpicos no pódio!", escreveu encerrando um belo capítulo da natação feminina do Brasil.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel