Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Pan-Pacífico 2018: projeção para os 100m livre masculino

swimchannel

09/08/2018 19h05

O segundo dia de eliminatórias e finais do Campeonato Pan-Pacífico, que está sendo disputado em Tóquio no Japão, será marcado por uma das provas mais aguardadas do programa: os 100m livre masculino. A prova, que terá grandes nomes na disputa, servirá como uma prévia para os resultados no revezamento 4x100m livre masculino onde há grande chance de medalha para os brasileiros.

O time americano, por exemplo, será definido de acordo com os resultados da prova individual. Caeleb Dressel, campeão mundial do ano passado e Nathan Adrian, vice-campeão mundial, estarão presente na prova. Dressel está  com balizado com o melhor tempo e Adrian com o segundo. Os dois também estavam no time que conquistou o primeiro lugar no revezamento 4x100m livre no Campeonato Mundial de Budapeste, junto com Townley Haas, que hoje foi campeão dos 200m livre no Pan-Pacífico, e Blake Pieroni.

Caeleb Dressel: campeão mundial dos 100 m livre- Foto: Peter H. Bick

O Brasil, medalhista de prata no Campeonato Mundial de Budapeste vem com dois nomes que estavam presentes na conquista da medalha histórica: Gabriel Santos e Marcelo Chierighini. Os outros dois nomes para a prova são Pedro Spajari e Marco Antônio Júnior, que também nadarão a prova individual. Nas eliminatórias do Pan-Pacífico, o número de atletas por país é liberado, mas nas finais apenas dois atletas de cada país podem nadar .

O brasileiro Pedro Spajari fez o melhor tempo entre os brasileiros neste ano: 47s95 feitos nas eliminatórias do Troféu Brasil de abril, e tem o terceiro melhor tempo do mundo na temporada. Já Gabriel Santos é o quarto do mundo, também com o tempo feito no Maria Lenk: 47s98. Antes deles apenas Vladmir Morozov com 47s75, tempo do Campeonato Russo e o japonês Katsumi Nakamura com 47s87 na Kosuke Kitajima Cup no começo do ano e que também nada a prova.

Marcelo Chierighini nadará a prova individual e o revezamento – Foto: Satiro Sodré/SSPress

O Japão, que ficou em sétimo lugar no Campeonato Mundial de 2017, também vem forte para o revezamento. Além de Nakamura, segundo melhor do mundo, Shinri Shioura e  jovem Katsuhiro Matsumoto estão balizados. O australiano Kyle Chalmers, campeão olímpico no Rio-2016, também estará na prova individual. Do mesmo país,  Jack Cartwright é outro abaixo dos 48 segundos para as eliminatórias e pode surpreender. As provas começarão logo mais as 22h (horário de Brasília).

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel