Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Pan-Pacífico 2018: Klye Chalmers volta a triunfar nos 100m livre

swimchannel

10/08/2018 19h07

O jovem Klye Chalmers foi um dos destaques do segundo dia de finais do Campeonato Pan-Pacífico 2018, que está sendo realizado em Tóquio, no Japão e vai até domingo. Na manhã desta sexta-feira (horário de Brasília) o australiano voltou a vencer a prova em que foi campeão olímpico na Rio-2016: os 100m livre.

Nas eliminatórias da prova, o australiano passou para a final com o quarto melhor tempo (48s23). Na final, em uma prova bastante equilibrada, depois de passar em oitavo os 50m primeiros metros (23s35), se recuperou e tocou na frente com o tempo de 48s00, quinto melhor tempo do mundo em 2018.  A medalha de prata foi dividida pelo australiano Jack Cartwright e pelo americano Caeleb Dressel que fizeram 48s22.

Chalmers, de 20 anos, passou por uma cirurgia cardíaca no meio do ano passado e não vencia os 100m livre em uma competição internacional desde o Rio-2016, quando fez 47s58. A cirurgia foi para tratar da chamada Taquicardia Supraventricular, condição que foi diagnosticado desde criança.

De fora do Mundial de Budapeste devido à operação, voltou as competições internacionais no Commonwealth Games de Gold Coast, na Austrália, em abril deste ano.  Na competição ele venceu os 200m livre, mas acabou ficando com a medalha de prata nos 100m a ser batido pelo escocês Duncan Scott.

O campeão olímpico Kyle Chalmers – Foto: Getty Images

Depois da dobradinha na prova individual, o revezamento 4x100m livre da Austrália vem mais forte e confiante para brigar, principalmente com Brasil, Estados Unidos e Japão, por um lugar no pódio.

Os brasileiros não melhoraram seu tempo na final em relação as eliminatórias, tirando Marcelo Chierighini, que terminou  na quarta posição com 48s36. Pedro Spajari foi o sétimo com 48s51, Gabriel Santos terminou em quarto lugar a final B com 49s24 e Marco Antônio Júnior ficou em sétimo com 49s60. O quarteto cai nas piscinas para nadar a prova neste sábado (11) às 6h da manhã, no horário de Brasília.

Veja o resultado completo da prova AQUI. 

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel