Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

A performance da Austrália no Pan-Pacífico 2018

swimchannel

12/08/2018 23h47

O time da Austrália neste Campeonato Pan-Pacífico 2018, competição que foi realizada em Tóquio, voltou para casa com grandes resultados. O desempenho deixa o país ainda mais preparado e o credencia ainda mais como uma equipe competitiva para o Mundial de Esportes Aquáticos de Gwangju no ano que vem e para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. Ao todo, foram 27 medalhas conquistadas pelos australianos: oito de ouro, 12 de prata e sete de bronze.

Entre as performances, tivemos Klye Chalmers voltando a vencer os 100m livre depois de ficar fora do Mundial de Budapeste por conta de uma cirurgia cardíaca. Com 48s00, quarto melhor tempo do mundo este ano, o campeão olímpico venceu a prova individual tendo seu compatriota Jack Cartwright na segunda colocação. Na prova feminina Cate Campbell levou a melhor com o novo recorde do campeonato: 52s03. A marca também é a melhor do mundo em 2018 e o segundo melhor 100m livre da história.

Por conta das performances na prova individual, os revezamentos também triunfaram. No 4x100m livre masculino, a Austrália ficou com a medalha de prata e no revezamento feminino as australianas, com uma equipe forte principalmente pelas performances de Emma McKeon e Cate Campbell, foram campeãs em cima dos EUA com novo recorde do campeonato: 3min31s58.

Cate Campbell – Foto: Delly Carr

Campbell inclusive fez duas belas parciais em revezamentos mostrando estar em grande forma.No 4x100m livre fechou para 51s36 e no 4x100m medley foi ainda mais rápida com 51s19.

No 400m livre feminino Ariarne Titmus nadou pela primeira vez abaixo dos 4 minutos e marcou o novo recorde nacional de 3min59s66, terminando com a prata atrás apenas de Katie Ledecky. Na versão masculina da prova a Austrália também se destacou com dobradinha de Jack McLoughlin e o campeão olímpico Mack Horton, com os tempos de 3min44s20 e 3min44s31 respectivamente.

No revezamento 4x100m medley misto, que a partir de Tóquio-2020 passarão a integrar o programa olímpico da natação, a Austrália venceu com 3min38s91 batendo Japão e Estados Unidos.

Time australiano no 4x100m medley misto – Foto: Matt Roberts

No revezamento 4x200m livre feminino a Austrália derrotou as favoritas americanas que contava com Ledecky. As australianas venceram com o novo recorde da Oceania, tempo de 7min44s12. Na versão masculina da prova eles ficaram com a medalha de prata ao nadar para 7min04s70. As australianas venceram também o 4x100m medley feminino, com recorde de campeonato, novamente em cima das americanas (3min52s74).

Os resultados dos revezamentos neste Pan-Pacífico, principalmente os femininos, deixam o time da Austrália com uma boa margem de favoritismo em relação as americanas para Gwangju-2019 e Tóquio-2020. Os resultados completos podem ser vistos no AQUI.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel