Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Nicholas Santos e Breno Correia no time rumo a China

swimchannel

28/08/2018 10h41

Mais dois nomes foram adicionados a seleção brasileira que em dezembro disputará na cidade chinesa de Hangzhou o Campeonato Mundial de piscina curta neste penúltimo dia do Troféu José Finkel. E foram representantes de gerações completamente opostas. De um lado, Nicholas Santos. Um veterano que vai para seu 13º Mundial (já nadou seis em longa e mais seis em curta). Do outro, Breno Correia. Uma jovem revelação da natação nacional que estreará pela seleção principal justamente no Mundial de curta.

O índice de Nicholas nos 50m borboleta já era esperado, afinal ele é hoje um dos melhores nadadores do mundo nesta prova. Campeão mundial em 2012 e vice dois anos depois, Nicholas buscará em dezembro seu terceiro pódio na distância. Hoje na piscina do Pinheiros ele venceu a prova nadando a melhor prova de sua vida: 22s17 e novo recorde sul-americano. O veterano de 38 anos estava feliz pelo feito, mas consciente que precisará ser mais veloz caso queira conquistar o bimundial na prova. "Meu objetivo ainda é nadar na casa dos 21 segundos", disse.

Breno Correia e Luiz Altamir – Foto: Satiro Sodré/SSPress

Vinicius Lanza, que vem sendo um dos melhores atletas da competição,  levou a medalha de prata com 22s76. Mas vale destacar o terceiro colocado na prova: Matheus Santana que nadou para 22s87 e conquistou sua segunda medalha no Finkel. Um resultado que só motiva o nadador a buscar uma recuperação nas piscinas após temporadas em baixa. Na versão feminina mais uma vitória de Daiene Dias, sendo a única abaixo dos 26 segundos com 25s97. Daynara de Paula e Larissa Oliveira foram a segunda e terceira colocadas respectivamente com 26s06 e 26s08.

O outro índice veio nos 200m livre masculino, prova bastante eletrizante que levantou a arquibancada do Pinheiros. Como habitualmente acontece, Luiz Altamir saiu forte abrindo vantagem e buscando segurar a volta. Desta vez deu certo e o nadador, que já estava classificado para o Mundial, venceu de ponta a ponta com o bom tempo de 1min42s59, nova marca de campeonato. Porém, nos últimos 50 metros ele viu sua vantagem ir encolhendo a cada braçada de Breno Correia que cresceu e tentou um ataque na reta final. Não conseguiu vencer, mas fez o suficiente para atingir o índice para o Mundial com 1min42s99 e agora terá chance de debutar na seleção principal.

Larissa Oliveira – Foto: Satiro Sodré/SSPress

O pódio da prova masculina ainda teve Fernando Sheffer que não conseguiu ameaçar a dupla do Pinheiros e terminou com a medalha de bronze em 1min43s45. Na versão feminina mais uma performance de gala da nadadora Larissa Oliveira. Medalha de ouro e novo recorde sul-americano com 1min54s50. Larissa foi implacável nos últimos 100 metros ultrapassando Manuella Lyrio que terminou na vice-colocação com 1min55s26. Maria Paula Heitmann completou o pódio com 1min56s40.

Mas foram os 400m medley que abriram o quarto dia de finais do Finkel. Entre as mulheres a tcheca Barbara Závadová não deu chance as adversárias, assumindo a liderança no nado peito para não perder mais e sagrar-se campeã com 4min37s18. Na batalha pela prata um acirrado duelo entre Gabrielle Roncatto e Nathalia Almeida que nadaram lado a lado com a nadadora da Unisanta levando a melhor com 4min39s31 contra 4min40s17 da atleta do Flamengo.

Thiago Pereira fez a premiação dos 400m medley masculino – Foto: Satiro Sodré/SSPress

Entre os homens a prova mais disputada com Leonardo Santos e Brandonn Almeida disputando a vitória braçada a braçada e definindo o resultado literalmente na batida de mão. Brandonn foi melhor na parte nadada, mas as viradas de Leonardo foram vitais para que o nadador do Pinheiros levasse a melhor e conquistasse seu primeiro ouro em campeonatos nacionais com o tempo de 4min06s26. Já Brandonn terminou com a prata com 4min06s29. O bronze foi para Gabriel Ogawa com 4min13s17.

Por fim, os 100m costas encerraram o penúltimo dia de atividades na piscina do Pinheiros. E foram duas grandes performances dos campeões. No feminino Etiene Medeiros mostrou que a lesão no ombro ficou para trás ao triunfar com 57s82. O tempo foi longe de seu recorde sul-americano (57s13), mas o suficiente para mostrar que ela esta totalmente recuperada da cirurgia no ombro e pronta para próximos desafios. Maria Pessanha com 58s93 foi prata e Andrea Berrino com 59s51 foi bronze.

Etiene Medeiros – Foto: Satiro Sodré/SSPress

Na última prova do dia vitória, novo recorde sul-americano e mais um índice para o Mundial estabelecido por Guilherme Guido. O nadador brilhou nos 100m costas fazendo uma prova bastante agressiva e bateu sua antiga marca continental por apenas um centésimo ao marcar 49s62. Ao seu lado nadou Guilherme Basseto que terminou com a medalha de prata e que aproveitou o forte ritmo de Guido na raia ao lado para nadar para 50s67. Bronze para Gabriel Fantoni com 50s84.

Até o momento a delegação tem nove atletas já classificados para o Mundial de curta: Vinicius Lanza (200m medley e 200m borboleta), Luiz Altamir (200m borboleta e 200m livre), Guilherme Guido (50m e 100m costas), Caio Pumputis (200m medley), Etiene Medeiros (50m costas), Felipe Lima (50m peito), Larissa Oliveira (100m livre), Nicholas Santos (50m borboleta) e Breno Correia (200m livre). Ao todo serão 20 convocados para o Mundial.

Guilherme Guido – Foto: Satiro Sodré/SSPress

A edição 2018 do Troféu José Finkel termina amanhã com as provas de 200m peito (M/F), 50m livre (M/F), 800m livre (F), 1500m livre (M), 100m medley (M/F) e revezamento 4x100m medley (M/F). As provas terão transmissão da TV CBDA no site da entidade e os resultados completos estão disponíveis aqui.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel