Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Duelo espetacular nas águas do Rio Negro

swimchannel

05/09/2018 10h55

As águas do Rio Negro estarão bastante agitadas no próximo dia 8 de dezembro. O motivo é a realização da tradicional Travessia Almirante Tamandaré, prova de 8,5 km de distância que ocorre anualmente no famoso rio amazônico. Além das dezenas de nadadores inscritos para este evento, existem duas presenças mais do que ilustres. Afinal, estamos falando de uma campeã olímpica e uma tricampeã mundial da modalidade.

A brasileira Ana Marcela Cunha e a holandesa Sharon van Rouwendaal estarão em ação na prova mais famosa da região norte do Brasil. As duas atletas, que este ano já nadaram juntas no país durante a maratona aquática do Troféu Brasil, prometem protagonizar mais um grande duelo. Devido a presença da dupla é esperado que todos os holofotes se voltem as campeãs internacionais, além de haver a expectativa que elas superem os homens na classificação final da prova.

Banner destacando o desafio – Foto: Reprodução

Essa expectativa faz sentido visto o currículo de ambas. Ana Marcela soma dez medalhas em Campeonatos Mundiais da modalidade, além de ter sido tricampeã mundial na prova de 25 km. Já Sharon é a atual campeã olímpica e foi campeã nos 5 km e 10 km no último Campeonato Europeu, disputado mês passado na Escócia. As duas ainda lideram o ranking mundial da FINA Marathon Swim World Series. A brasileira esta na frente com 80 pontos seguida pela holandesa que soma 52.

"Será uma disputa que vai mexer com o esporte local já que teremos os melhores nomes das águas abertas aqui em Manaus. Não tenho dúvidas que o evento será um sucesso e uma justa homenagem em comemoração aos cinco anos da realização do circuito Rio Negro Challenge", disse Pierre Gadelha, organizador e responsável pelo campeonato de águas abertas amazonense.

Sharon e Ana Marcela – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

O desafio entre as nadadoras também faz das comemorações de cinco anos do circuito, que acontecerá simultaneamente com a Travessia Almirante Tamandaré. No mesmo dia do duelo entre Sharon e Ana Marcela, acontece a prova Relay 500m, uma disputa no formato de revezamento 3x500m. No dia seguinte é a vez das distâncias menores do Rio Negro Challenge: o Circuito Curumim (500m) e a Maratona Aquática (1,5 km e 3 km). As inscrições para essas provas seguem abertas através da SWIM CHANNEL. Para efetuar a sua clique aqui.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel