Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Natação Master competitiva: alternativa para a melhora na qualidade de vida

swimchannel

06/09/2018 10h56

A natação master cresce a cada dia no Brasil e no mundo. O nadador master, por definição da FINA (Federação Internacional de Natação) é aquele que tem 25 anos ou mais. A modalidade é subdividida por categorias de cinco em cinco anos e os revezamentos são disputados através de somas das idades dos nadadores. Essa demarcação é pouco abrangente para o assunto "master". Definir quem é o nadador master não é uma tarefa muito fácil.

O nadador acima dessa faixa etária necessita de um ambiente apropriado e de uma ótima estrutura para a prática do exercício físico que é muito mais exigente. Quando suas necessidades são supridas e ele se vê em um ambiente extremamente prazeroso, o ganho costuma ser visível e perceptível. A saúde aumenta, assim como a força e motivação. A natação master é uma ótima opção para a prática do esporte competitivo, já que a modalidade movimenta todos os membros do corpo e costuma ser muito recomendada pelos médicos, principalmente para pessoas que tenham doenças respiratórias, como bronquite e sinusite.

O Brasil consegue mostrar sua força nessas categorias a cada competição internacional. No último Campeonato Pan-Americano Master realizado entre 27 de julho e 4 de agosto em Orlando, nos Estados Unidos, o Brasil contou com a participação 220 atletas. Dentre eles, 20 foram do Time Okuda, a maior delegação do país presente ao evento. A equipe saiu da competição com 37 medalhas, sendo 19 de ouro, 12 de prata e seis de bronze. Ao todo os brasileiros somaram 145 pódios e os resultados do Time Okuda representaram pouco mais de um quarto das medalhas conquistadas pelos atletas do país em Orlando.

"Quando me perguntam como está sendo nadar com o Time Okuda e como foi minha experiência com eles no Campeonato Pan-Americano Master realizado em Orlando, apenas respondo que todos os resultados obtidos são a consequência de uma verdadeira equipe, unida, organizada, motivada e preocupada com cada atleta de forma  que todos se sintam especiais e importantes para o desempenho da equipe", afirma Soraia Goulart que compete na categoria master 40+.

https://www.instagram.com/p/Bmji9BEBg_j/?taken-by=okudanatacao

O Time Okuda, que é uma  assessoria e uma equipe de nadadores master, é pequena no tempo de existência. Porém, é enorme na competência e dedicação. A assessoria fornece todo suporte para os alunos, que espalhados pelo Brasil e exterior, conseguem atingir o objetivo que foi traçado por eles.

Para o Pan-Americano a periodização foi de oito meses com muito treino, força, dedicação e diversão, bases para se praticar a natação master. "Todos seguem com seus esforços individuais para conseguir treinar junto e conciliar o trabalho com a qualidade de vida, mostrando que essa dedicação nos faz unidos como uma grande família. Isso não nos torna melhores. Só mostra que um trabalho individualizado da parte técnica e física atrelados a dedicação, união, cumplicidade e muita diversão podem trazer resultados espetaculares", comenta Leandro Okuda.

Natação master é sinônimo de qualidade de vida – Foto: Reprodução

Uma pesquisa  publicada no Jornal "British Journal of Sports Medicine" mostrou que qualquer esporte, independente de sua intensidade, tem algum impacto sobre a expectativa de vida. A pesquisa foi feita na Noruega e acompanhou cerca de 5.500 noruegueses entre 68 e 77 anos durante um período de 12 anos. Os estudiosos da Universidade de Oslo concluíram que os noruegueses que praticavam algum tipo de atividade aumentavam em até cinco anos a expectativa de vida do que os considerados sedentários. A pesquisa comprova ainda mais os benefícios da natação para as categorias mais avançadas. 

"Tenho muito prazer, orgulho e satisfação de praticar a natação master. Ao longo desses anos pude conhecer pessoas, fazer novas amizades, fazer turismo. Felizmente e principalmente conseguir manter, com essa prática, um elevado padrão de saúde" afirma Guilherme Samuel de São Paulo, atleta da categoria 65+ e que integra o Time Okuda.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel