Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

2018 sem Raia Rápida

swimchannel

12/09/2018 16h05

Uma das competições mais inovadores do cenário internacional e direcionada para velocistas não será realizada em 2018. O motivo? A crise econômica brasileira.

O evento nasceu de maneira fulminante no ano de 2012, logo após os Jogos Olímpicos de Londres sendo realizado na piscina do complexo Julio de Lamare no Rio de Janeiro. Participaram do evento ícones da natação internacional como Florent Manaudou da França, James Magnussen da Austrália, Josh Schneider dos Estados Unidos e Bruno Fratus do Brasil.

A Effect Sport é a produtora do evento em parceira com a SWIM CHANNEL e também com a Rede Globo de Televisão. Em reunião frequente entre os gestores do evento, a intenção é levar ao publico uma competição com 1 hora de duração de fácil entendimento ao telespectador, além de definir não somente um atleta campeão, mas sim um país campeão.

Matt Targett e Fred Bousquet, no Desafio Raia Rápida de 2012 (foto: divulgação)

A partir da segunda edição o evento ficou famoso entre os melhores atletas do mundo. Assim os brasileiros tiveram a felicidade de prestigiar as performances de diversos ídolos como: os norte-americanos Anthony Ervin e David Plummer, os sul-africanos Roland Schoeman e Cameron van der Burg, os italianos Luca Dotto e Fabio Scozolli, o argentino Federico Gabrich, os australianos Christian Sprenger e Matt Targett, além dos melhores atletas do Brasil: João Gomes Jr, Nicholas Santos, Felipe Lima, Gabriel Mangabeira, Guilherme Guido, Felipe França, entres outros velocistas.

O mais interessante foi a coragem dos produtores do evento em produzir uma competição sem favoritos, apenas com os melhores nomes da natação. Para ter uma noção, o Brasil só veio a vencer uma edição do Raia Rápida no ano de 2014.

Atletas nas obras olímpicas (foto: Satiro Sodré)

Confira os campeões ano a ano
Raia Rápida 2012: vencedor Estados Unidos
Raia Rápida 2013: vencedor Austrália
Raia Rápida 2014: vencedor Brasil
Raia Rápida 2015: vencedor Brasil
Raia Rápida 2016: vencedor Brasil
Raia Rápida 2017: vencedor Brasil

Na edição de 2017, novamente veio a inovação e o evento foi realizado no formato misto, com as mulheres nadando costas e borboleta e homens peito e crawl.

No quesito individual o maior vencedor do evento é simplesmente o bicampeão olímpico nos 50m livre Anthony Ervin com três títulos. O Raia Rápida sempre teve fortes patrocinadores entre entres: Embratel, Piraquê, Petrobras, além de fortes marcas esportivas como a Arena.

Atletas do Desafio Raia Rápida 2017 (foto: Satiro Sodré/SSPress)

A intenção dos organizadores do evento é realizar a próxima edição do Raia Rápida no segundo semestre de 2019.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel