Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Dupla do GNU abre Circuito Viva RS com vitória

swimchannel

18/09/2018 16h30

Esta aberta a temporada 2018/19 do Circuito Viva RS, evento organizado pela Mais Travessias e o maior do segmento no estado do Rio Grande do Sul. A cidade de Arambaré, localizada a 150 km da capital Porto Alegre, foi o pontapé inicial da competição que reuniu centenas de atletas para nadar duas provas: a Clássica de 2 km e o Desafio de 4 km. E foram dois atletas do Grêmio Náutico União os principais destaques do dia.

Antes mesmo do início da prova os nadadores Betina Lorscheitter e Matheus Evangelista já eram tido como os grandes favoritos. Afinal, ambos fazem parte da seleção brasileira de águas abertas com participação em eventos internacionais como Campeonatos Mundiais e circuitos internacionais da FINA. Ambos fizeram parte da categoria elite e lidaram bem as adversidades para começarem bem a temporada 2018/19.

Matheus Evangelista no momento da chegada – Foto: Divulgação

Antes da prova começar a organização da prova diminuiu o percurso de ambas as provas devido as condições climáticas. A Clássica foi reduzida de 2 km para 850m a serem percorridas em uma volta e o Desafio de 4 km para 2,5 km em três voltas. "Realmente a Lagoa dos Patos soprou muito forte e estávamos com vento de quase 40km/h no meio da prova. Por isso decidimos realizar essa redução, pois contávamos com um grande aparato de segurança (jet skis, barcos, caiaques, etc) e por isso trocamos a distância para manter a prova", conta Vitor Saraiva responsável pela prova.

Dentro d'água, Matheus fez uma grande prova e conseguiu percorrer os 2,5 km em 33min34s, chegando um minuto e meio a frente de Diego Vidal, da Raiacenter,  que acabou terminando na segunda colocação geral com a marca de 35min04s. O terceiro mais veloz foi Bernardo Lauschner, também do GNU que completou em 37min35s. Entre as mulheres Betina foi absoluta e não deu chance as adversárias e completando a prova em 37min24s, marca que lhe daria a terceira posição entre os homens. A seguir vieram Sabrina Mazzola da MD Multisport e Daniela Sampaio, também do Grêmio Naútico União com 48min39s e 49min56s respectivamente.

Momento da chegada de Betina Lorscheitter em Arambaré – Foto: Reprodução/Instagram

Na prova Clássica Eduardo Marques, nadador do GNU, completou em 13min00s, com uma vantagem confortável para Rafael Iserhardt da Tentardini Team que concluiu em 14min52s. Fechando o top 3 veio Marcos Bruksch também do Grêmio Naútico União com 15min00s. Entre as mulheres mais um triunfo do GNU com Blessane Lipski marcando 18min42s, sendo seguida por Ana Paula da Rosa da Máfia do Rui com 19min13s e Jeanne de Mendonça da Tentardini Team com 19min30s.

Os resultados completos da primeira etapa do Circuito Viva RS podem ser conferidos neste endereço clicando aqui. A próxima etapa acontecerá no próximo dia 2 de dezembro na Praia de Itapuã, em Viamão. Além das categorias Desafio (4 km)e Clássica (2 km), haverá disputas na Nova Geração (200m) e Iniciantes (700m). As inscrições para esta nova etapa serão abertas durante esta semana.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel