Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

XTERRA Paraty coroa os campeões da temporada 2018

swimchannel

03/12/2018 17h52

A temporada do XTERRA Brazil foi encerrada no último final de semana (01 e 02) em Paraty (RJ). Foram oferecidas provas de Triathlon, Trail Run 6,5 km, Trail Run 21 km, Night Run 6.5 km, MTB Cup Sport (27,5 km), MTB Cup Pro (38 km), Swim Challenge 1,5 km e 3 km e a corrida Kids.

No Swim Challenge de 1,5 km masculino a vitória foi do nadador paulista Renato Donha com o tempo de 23min11s. Em segundo lugar ficou com Almir Bandeira do Nascimento e em terceiro Hércules Luiz de Oliveira com 24min26s e 24min32s respectivamente. Na prova feminina a foi a também paulista Clarissa Brito com o tempo de 25min34s. O segundo lugar veio Patrícia Oliveira com 25min43s e o terceiro Márcia Pereira com 27min58s.

Nos 3 km o primeiro lugar ficou foi de Pedro Paz que completou a distância em 43min29s. Daniel Cunha terminou na segunda colocação com 43min32s, seguido por Arthur Duarte que nadou em 47min04s. Entre as mulheres a grande campeã foi Laura Poli com a marca de 51min14s, seguida por Patrícia Cunha e  Jeniffer Figueira com 1h01min04s e 1h02min33 respectivamente. Veja os resultados completos aqui.

XTERRA Paraty coroou os campeões da temporada 2018 – Foto: Reprodução

A edição em Paraty também fechou o ranking geral e de faixa etária de cada modalidade definindo os campeões de 2018. No Swim Challenge de 3 km masculino Artur Pedroza, nadador do Resende Águas Abertas, já havia garantido seu título por antecipação. O experiente nadador é agora tetracampeão consecutivo, tendo vencido nos anos de 2015, 2016, 2017 e 2018. Na categoria feminina a campeã da temporada foi Mirella Salomon, também atleta da Resende Águas Abertas. Nas provas de 1,5 km Daniel Costa Cunha garantiu seu bicampeonato na categoria masculina e Patrícia Lima foi a campeã geral no feminino. Veja aqui os rankings da temporada.

Em 14 anos no Brasil, mais de 138 mil atletas já participaram do evento que em 2018 passou pelas etapas de Costa Verde (RJ), duas vezes em Ilhabela (SP), Praia do Forte (BA), Ouro Preto (MG), Lagoa dos Ingleses (MG),  Tiradentes (MG) e Ilha do Mel (PR), além de Paraty (RJ).

O XTERRA já tem quatro etapas confirmadas para o ano que vem. São elas: XTERRA Costa Verde em fevereiro; XTERRA Praia do Forte em junho; XTERRA Agulhas Negras em julho e o XTERRA Estrada Real em setembro.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel