Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Sharon van Rouwendaal vence o Rio Negro Champions

swimchannel

10/12/2018 18h02

O tão esperado duelo entre a campeã olímpica Sharon van Rouwendaal e a tricampeã mundial Ana Marcela Cunha foi espetacular. As duas estrelas da modalidade abrilhantaram o fim de semana do Rio Negro Challenge em Manaus duelando nas águas do famoso rio e dividindo experiências com os demais atletas. Bastante amigas, as duas nadadoras se divertiram a longo da semana antes da prova, conhecendo as belezas amazônicas e brincando com botos. Porém, dentro da água a amizade ficou de lado.

O duelo entre as duas campeãs foi acirradíssimo a longo de todo o percurso de 8,5 km. Ana Marcela tinha a vantagem de já conhecer o Rio Negro por ter nadado provas no local em anos anteriores, mas Sharon se adaptou rapidamente ao clima da capital do Amazonas. A brasileira procurou manter-se sempre a frente da adversária buscando ditar um rimo. Porém, em momento algum nenhuma delas chegou a abrir larga vantagem sobre a outra.

Ana Marcela Cunha e Sharon van Rouwendaal – Foto: Alcides Netto

Encarando uma forte correnteza e as águas densas e pesadas do Rio Negro, que são sempre um desafio a mais, a dupla intensificou o ritmo na reta final e chegaram emparelhadas a linha de chegada com a holandesa campeã olímpica tocando no pórtico de chegada apenas um segundo a frente da brasileira tricampeã mundial. Um show a parte para coroar este belo evento em Manaus.

Com 8,5 km a Travessia Almirante Tamandaré uma das mais tradicionais provas de águas aberas da região norte do Brasil. Realizada nas densas águas do Rio Negro, a travessia sempre reuniu grandes nomes da modalidade ao longo dos anos e adicionou a sua galeria de campeões dois novos nomes. Em busca de se tornar o primeiro brasileiro a concluir o Desafio dos Sete Mares (que consiste em atravessar as sete principais provas em mar do mundo), Adherbal Oliveira triunfou na prova amazônica entre os homens ao nadar o percurso em 2h15min12s. Em segundo lugar chegou o jovem Noam Franchi com 2h17min17s e em terceiro veio Flávio Monteiro com 2h23min43s.

Nadadores largam para o Rio Negro Challenge – Foto: Alcides Netto

Já na versão feminina o título foi da portuguesa Angélica André, que veio ao Brasil exclusivamente para disputar esta travessia. Angélica é atleta do Futebol Clube do Porto e uma das principais atletas de águas abertas em seu país e esta em busca de conquistar uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. A portuguesa trinfou com sobras: 2h10min19s, bem frente de Thais Sant'Anna e Flávia Cantanhede que terminaram em segundo e terceiro lugar com respectivamente 2h41min36s e 2h45min46s de prova.

Além do Desafio entre as duas campeãs e a Almirante Tamandaré, a programação do evento contou ainda com ouras provas. Na Maratona Aquática de 3 km os campeões foram Isabele Farias (39min19s) entre as mulheres e Álvaro Barbosa (34min45s) entre os homens. Já na versão de 1,5 km os campeões foram os jovens irmãos Rabelo: Erick no masculino (18min54s) e Emily no feminino (20min31s).

Revezamentos campeões do Rio Negro Challenge – Foto: Alcides Netto

No sábado, antes das provas individuais aconteceu a primeira edição do Rio Negro Relay com equipes de revezamento de três atletas com cada membro nadando 500 metros. Os vencedores desta edição inaugural do desafio foram a equipe Macuxi (Vitor Gadelha, Thiago Nicolau e Matheus Andrade) no masculino com o tempo de 22min06s e a Aquática Amazonas (Eduarda Cordova, Julia Sousa e Yasmin de Oliveira) no feminino que marcou 25min01s. Os dois revezamentos receberam, inclusive, seus troféus das mãos de Ana Marcela Cunha e Sharon van Rouwendaal.

Os resultados oficiais do Rio Negro Challenge já podem ser acessados aqui na página da SWIM CHANNEL. Clique aqui para ver.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel