Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Brasil começa Mundial de curta com bronze

swimchannel

11/12/2018 18h04

Foi chorada, suada e sofrida, mas saiu a primeira medalha do Brasil no Campeonato Mundial de piscina curta de Hangzhou no dia inicial de provas na China. O quarteto brasileiro formado por Matheus Santana, Marcelo Chierighini, Cesar Cielo e Breno Correia superou na batida de mão o time italiano e por apenas cinco centésimos levou a medalha de bronze na prova do 4x100m livre.

O Brasil já havia avançado para a final com o terceiro tempo nas eliminatórias e sabia que seria difícil superar americanos e russos. A briga seria contra a Itália pelo terceiro lugar. E foi uma briga intensa, braçada a braçada com Breno levando a melhor sobre Lorenzo Zazzeri nos metros finais. No fim 3min05s15 dos brasileiros contra 3min15s20 dos italianos. Uma medalha bastante celebrada por toda a equipe, e ainda mais por Cesar Cielo que com o bronze se tornou o maior medalhista do Brasil em Mundiais de curta superando Gustavo Borges e o maior atleta brasileiro entre todas as modalidades a subir em um pódio de campeonato mundial com 18 medalhas (leia mais tarde um texto sobre o tema).

Revezamento 4x100m livre – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

A luta pelo ouro também foi acirradíssima com os Estados Unidos batendo a Rússia por oito centésimos: 3min03s03 contra 3min03s11. A marca dos americanos foi ainda novo recorde mundial na distância estabelecido por Caeleb Dressel, Blake Pieroni, Michael Chadwick e Ryan Held. Na prova feminina os Estados Unidos também triunfaram com Olivia Smoliga, Lia Neal, Mallory Comerford e Kelsi Dahlia superando as holandesas e conquistando o ouro com 3min27s78. A China levou o bronze.

Os brasileiros também passaram perto do pódio em outras duas provas. Nos 200m medley Caio Pumputis e Leonardo Santos estiveram no bolo dos atletas que brigavam por pódio, mas cansaram na última parcial e ficaram em quinto e sexto respectivamente com 1min53s05 e 1min53s38. O ouro foi do chinês e ídolo local Shun Wang com 1min51s01. Outra prova que poderia ter dado pódio ao Brasil foi os 200m borboleta com Luiz Altamir começando forte, passando inclusive abaixo do recorde mundial nas primeiras parciais, e finalizando em sexto lugar com 1min51s99. O titulo ficou com o japonês Daiya Seta que bateu a marca mundial com 1min48s24.

Caio Pumputis – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Outra final com presença do Brasil foi os 400m livre masculino. Fernando Scheffer brilhou nas eliminatórias ao conseguir o terceiro melhor tempo e bater o recorde sul-americano na distância com 3min39s10. Nadando na raia 3 Scheffer abriu muito forte mantendo-se na segunda colocação até próximo dos 150 metros. Só que bateu o cansaço e ele acabou perdendo posições fechando na oitava posição. O tempo porém foi comemorado pelo nadador: 3min39s40, novamente abaixo dos 3min40s. A medalha de ouro ficou com o lituano Danas Rapsys que bateu o recorde de campeonato com 3min34s01.

Quem também brilhou neste primeiro dia foi Guilherme Guido. O nadador não quis saber de brincadeira e começou sua campanha nos 100m costas batendo o recorde sul-americano nas eliminatórias com 49s57 e avançando com o melhor tempo. Nas semifinais foi ainda melhor: 49s45, nova marca continental e passagem para a final com o segundo melhor resultado, atrás apenas do chinês e recordista mundial Jiayu Xu com 49s21. Guilherme Basseto também nadou a semifinal e terminou em 13º lugar com 50s83.

Guilherme Guido – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Por outro lado, quem não conseguiu avançar para a final foi uma dupla bastante experiente. João Gomes Júnior e Felipe Lima ficaram longe de suas melhores marcas e de quebra da grande final dos 100m peito. Com os tempos de 57s26 e 57s30 respectivamente, João foi o 11º e Felipe o 12º da semifinal. Agora a atenção da dupla se volta para os 50m. A final promete ser bastante disputada com nomes como Fabio Scozzoli, Kirill Prigoda, Cameron van der Burh e Yasihuro Koseki.

Tivemos ainda outras duas finais femininas sem presença do Brasil. Nos 200m livre a jovem australiana Ariarne Titmus bateu o recorde da Oceania ao triunfar com 1min51s38s dando a Austrália sua primeira medalha neste Mundial. Já nos 400m medley vitória fácil da Dama de Ferro Katinka Hosszu que com 4min21s40 colocou mais de quatro segundos de vantagem para a vice-campeã Melaine Margalis.

João Luiz Júnior – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Nas outras semifinais femininas do dia sem a presença de brasileiras as favoritas avançaram sem surpresas. Nos 50m peito a jamaicana Alia Atkinson passou com o melhor tempo: 29s54. Além dela também estão na final a lituana Ruta Meilutyte e a americana Katie Meili. Já nos 100m costas o melhor tempo foi da americana Olivia Smoliga com 56s13. Kathleen Baker, Katinka Hosszu e Emily Seebohm serão suas principais adversárias amanhã.

Os resultados completos do primeiro dia de finais do Mundial de piscina curta de Hangzhou podem ser conferidos no site da Omega Timing aqui. Logo mais, a partir das 23h30 acontece o segundo dia com as eliminatórias das provas 4x50m medley feminino, 200m livre masculino, 100m livre feminino, 100m borboleta masculino, 200m borboleta feminino, 4x50m livre misto e 800m livre feminino..

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel